PF envia tropas após ataque de garimpeiros a índios

Associação Rutukara Yanomami fez alerta há dez dias
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Rede Social/Reprodução)

A Polícia Federal anunciou nesta terça-feira (11) que enviou tropas para a comunidade Pali-Miú, na terra indígena Yanomami, em Roraima. O local foi palco de um conflito armado entre garimpeiros e índios. De acordo com o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Yekuana, o conflito deixou, ao menos, três mortos e cinco feridos. 

A região do conflito é conhecida como comunidade dos americanos por causa da presença de pastores norte americanos da missão evangélica da Amazônia. A área fica às margens do Rio Uraricoera, e ela é usada por garimpeiros para chegar aos acampamentos na floresta. 

O Conselho Indigenista Missionário manifestou profunda indignação e repúdio por mais um ataque de garimpeiros contra uma comunidade indígena. Já a Fundação Nacional do Índio afirmou que está acompanhando a apuração do caso. 

O envio das tropas por parte da Polícia Federal acontece após o alerta da Associação Rutukara Yanomami há dez dias. No início do mês de maio, o grupo enviou uma mensagem para Funai e Ministério Público sobre a recorrência de conflitos violentos entre índios e garimpeiros. 

Os Yanomami e entidades indígenas temem por um novo genocídio da população.

Por Tv Cultura

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas