Economia

Receita Federal esclarece que não cobrará imposto sobre transações via Pix

Fisco desmente rumores sobre tributação de transferências digitais e reforça fiscalização sem aumento de impostos.

A Receita Federal do Brasil emitiu um comunicado esclarecendo que não haverá cobrança de impostos sobre transações realizadas via Pix. O órgão desmentiu rumores que circularam recentemente nas redes sociais, afirmando que o reforço na fiscalização de transferências financeiras não implica em criação de novos tributos.

Receita Federal esclarece que não cobrará imposto sobre transações via Pix
Fisco desmente rumores sobre tributação de transferências digitais(Marcelo Camargo – Agência Brasil)

A partir de 1º de janeiro de 2025, entraram em vigor novas regras que ampliam a fiscalização sobre operações financeiras, incluindo transferências via Pix. Agora, instituições financeiras devem informar à Receita Federal sobre transações que somem R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Essa medida visa aprimorar o gerenciamento de riscos e oferecer melhores serviços à sociedade, sem violar os sigilos bancário e fiscal.

A Receita Federal enfatizou que a e-Financeira, plataforma que reúne informações financeiras, não identifica a natureza ou a origem das transações. O sistema apenas contabiliza os totais movimentados a débito e a crédito em determinada conta, sem especificar detalhes das operações. As informações serão enviadas semestralmente pelas instituições financeiras, contribuindo para a transparência e o combate à evasão fiscal.

Receita Federal

Portanto, os contribuintes podem ficar tranquilos, pois não haverá cobrança de impostos sobre transações realizadas via Pix. A Receita Federal reforça que o objetivo é aprimorar a fiscalização e a transparência, sem aumentar a carga tributária sobre os cidadãos.

Siga nosso canal no Whatsapp
5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios