Rede municipal de saúde de São Paulo é eleita melhor serviço público pelo 5º ano consecutivo
Com mais de mil unidades e R$ 22 bilhões de orçamento, sistema de saúde da capital se destaca por expansão de serviços, inovação e atendimento humanizado
Rede municipal de saúde de São Paulo é eleita o melhor serviço público da cidade pelo quinto ano consecutivo
A rede municipal de saúde da cidade de São Paulo foi eleita, pelo quinto ano seguido, o melhor serviço público da capital paulista. A avaliação foi feita por meio da pesquisa “O Melhor de São Paulo”, conduzida pelo Instituto Datafolha e divulgada na noite desta segunda-feira (28) pelo jornal Folha de S.Paulo.

O reconhecimento reflete a amplitude da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) gerido pela Prefeitura. Atualmente, a rede é composta por 1.056 unidades de atendimento, entre postos de saúde, hospitais, laboratórios e centros especializados, e conta com mais de 120 mil profissionais — incluindo servidores diretos e terceirizados. O orçamento destinado à saúde em 2024 é de R$ 22 bilhões.
“O reconhecimento da população é fruto do trabalho de uma rede muito robusta”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Expansão da rede e novos serviços
Nos últimos quatro anos, a rede municipal registrou crescimento contínuo. Desde 2021, foram entregues 21 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), número que deverá aumentar com a previsão de mais seis unidades até o final de 2025. Hoje, São Paulo conta com 34 UPAs em funcionamento.
Somente em 2024, a Prefeitura inaugurou 44 novos equipamentos de saúde, elevando de 456 para 479 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Entre os serviços inéditos implantados estão:
- O primeiro Centro de Exames da Mulher (CEM);
- O Centro de Cuidados Integrados (CCI) Leste;
- Centros de Cuidados Odontológicos (CCOs);
- Novos Centros de Referência da Dor (CR Dor);
- E o 103º Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.
Investimentos em tecnologia e inovação
A modernização da saúde pública também tem foco em soluções digitais. O aplicativo e-saúdeSP centraliza informações do histórico clínico dos pacientes e oferece funcionalidades como agendamento de consultas, monitoramento de uso de álcool via Modera SP, e localização de medicamentos.
Já o Agenda Fácil permite que usuários agendem ou cancelem exames e consultas com poucos cliques.
Nas UBSs, o uso do Consultório Digital e de salas equipadas para telemedicina têm facilitado os encaminhamentos para especialidades como dermatologia e cardiologia. Tecnologias como drones, utilizados no combate à dengue, e máquinas automáticas em estações de metrô que distribuem profilaxias (PrEP e PEP) e autotestes de HIV, também integram a estratégia de inovação.
Destaques na atenção especializada e saúde bucal
Na atenção especializada, 17 Hospitais Dia oferecem atendimentos em todas as regiões, sendo que 12 deles funcionam 24 horas por dia. Juntos, eles concentram mais de 50% dos atendimentos de baixa e média complexidade na rede especializada.
Os seis Centros de Referência da Dor registraram aumento de quase 300% nos atendimentos em 2024, refletindo a crescente demanda por cuidado com dores crônicas.
Na área odontológica, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) realizaram mais de 241 mil atendimentos, enquanto os CCOs somaram quase 109 mil, com a instalação de mais de 110 mil próteses dentárias.
Além disso, 92,6% das UBSs contam com consultórios odontológicos, somando 941 equipes de saúde bucal.
Linha de cuidado hospitalar contra infarto
Outro avanço importante em 2024 foi a implantação da linha de cuidado para infarto agudo do miocárdio (IAM). O protocolo prevê a aplicação de medicação trombolítica ainda na fase pré-hospitalar, com encaminhamento rápido ao cateterismo. A medida já vem contribuindo para a redução da mortalidade por IAM na capital.