Rodízio de veículos volta a vigorar na segunda-feira (13) em São Paulo
Após suspensão durante as festas de fim de ano, restrição de circulação será retomada; motoristas devem estar atentos às novas regras.
A partir de segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, o rodízio de veículos na cidade de São Paulo será retomado, após a suspensão durante as festividades de fim de ano. A medida visa reduzir o congestionamento e melhorar a qualidade do ar na capital paulista.
Durante o período de suspensão, que ocorreu de 23 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025, os motoristas puderam circular sem as restrições habituais. No entanto, a partir de 13 de janeiro, as regras do rodízio voltam a vigorar, restringindo a circulação de veículos no centro expandido da cidade nos seguintes horários:
- Manhã: das 7h às 10h
- Tarde: das 17h às 20h
As restrições são aplicadas conforme o final da placa do veículo:
- Segunda-feira: placas finais 1 e 2
- Terça-feira: placas finais 3 e 4
- Quarta-feira: placas finais 5 e 6
- Quinta-feira: placas finais 7 e 8
- Sexta-feira: placas finais 9 e 0
A área abrangida pelo rodízio inclui as marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas dos Bandeirantes e Affonso D’Escragnole Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf, a Avenida Tancredo Neves, a Rua das Juntas Provisórias, o Viaduto Grande São Paulo e as avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Os motoristas que desrespeitarem as regras do rodízio estarão sujeitos a uma multa de R$ 130,16 e ao acréscimo de quatro pontos na carteira de habilitação.
É importante ressaltar que, durante o período de suspensão, as restrições para veículos pesados, como caminhões, permaneceram em vigor, incluindo a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Volta do Rodízio de veículos
Portanto, a partir de 13 de janeiro de 2025, os motoristas devem retomar a atenção às regras do rodízio para evitar infrações e contribuir para a melhoria do trânsito e do meio ambiente na cidade de São Paulo.