Capital abre hospital na zona sul para pacientes com Covid-19

Unidade terá mais de mil profissionais.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (6) o Hospital Municipal Guarapiranga, que funcionará como um equipamento de retaguarda para a região sul da capital, com atendimento exclusivo de pacientes com síndrome respiratória confirmados com a covid-19.

(Edson Lopes Jr./Pref. de São Paulo)

“Este é o oitavo hospital que a prefeitura inaugura. Um equipamento que estava fechado desde 2017. Com a epidemia, ele está exclusivo para o atendimento dos pacientes confirmados, mas passando esse período, a expectativa é que ele volte à sua ideia original para funcionar como um hospital de retaguarda”, disse o prefeito Bruno Covas.

Nessa fase inicial, serão 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dez de internação. Nos próximos dias, outros 40 leitos serão equipados para entrarem em operação, e até a primeira quinzena de julho serão 140 leitos de UTI.  Passada a pandemia de coronavírus, o Hospital Municipal Guarapiranga será o primeiro da rede especializado no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados prolongados.

“A nossa expectativa é que ele funcionasse como um hospital de retaguarda para poder cuidar de pacientes crônicos, que utilizam durante muito tempo leitos de UTI, e que às vezes impedem a prefeitura de fazer novas cirurgias por falta de leitos. Assim esses pacientes poderão vir para cá, ficam aqui até a estabilização total, liberando os leitos dos hospitais para continuarmos com as agendas de cirurgias”, disse o prefeito.

Nos dois primeiros andares estão localizados os leitos, farmácia e toda a estrutura pronta para receber os pacientes.  A unidade contará com 1.001 profissionais, entre equipe administrativa, gerencial e multiprofissional, além dos médicos plantonistas.

O Hospital Guarapiranga está localizado na Estrada do Riviera, 4.742. Para atender a população, a SPTrans prolongou itinerário da linha 6028/10, que permitirá maior proximidade ao hospital.

Para enfrentar a covid-19, a prefeitura de São Paulo já entregou 1.178 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença, além dos dois hospitais de campanha, que atendem casos de baixa e média complexidade, podendo chegar a 2.000 leitos operacionais.

Por Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil 

Acompanhe nossos Podcast
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país