Capital restringe testes de covid-19 e gripe a pessoas de risco

Pacientes com dois sintomas terão diagnóstico sem testagem

A Prefeitura de São Paulo informou que a partir de hoje (15) apenas pessoas consideradas de risco terão testes de covid-19 e gripe realizados nas unidades de saúde. Os demais pacientes receberão diagnóstico clínico, caso apresentam mais de dois sintomas, sem necessidade de coleta de amostras de exames.

A medida foi tomada “devido à grande demanda nos atendimentos de Síndrome Gripal (SG)”, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“Pertencem ao grupo de risco: pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua”, informa a nota distribuída à imprensa hoje.

Agente de saúde com equipamentos de proteção no corpo, mãos, rosto e cabelo coleta amostra de exame enquanto paciente, uma mulher, usando máscara, aguarda sentada ao fundo.
(Pref. de São Paulo)

“Para esse público, quem apresentar dois ou mais sintomas gripais, será submetido ao RT-PCR ou teste rápido antígeno, de acordo com a disponibilidade do insumo”, esclarece.

Para pessoas fora do grupo considerado de risco e que apresentarem dois ou mais sintomas gripais, o diagnóstico será realizado prioritariamente de forma clínica, “considerando o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas com pessoas confirmadas para Covid-19”.

A secretaria diz também que o paciente com covid-19, seja via teste ou resultado clínico, “deverá permanecer em isolamento por sete dias (após início de sintomas) e, se ao final desse período, ele não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, será liberado do isolamento. Caso contrário, deverá permanecer em quarentena até o décimo dia”, destaca.

Sintomas

Os sintomas gripais agudos são caracterizados por pelo menos dois dos seguintes sinais, segundo a Prefeitura: febre (mesmo que referida); calafrios; dor de garganta; tosse; coriza; e distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.  

“Em crianças, além dos sintomas anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos devem-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência”.

Na suspeita da Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.