CET multa mais de três mil motoristas por uso irregular de vagas

Maioria usa vagas de idoso para estacionar.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Governo da Bahia/Reprodução)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou 3.250 multas em veículos estacionados de forma irregular em vagas destinadas para Idosos e para deficientes. Os números são referentes a um ano de fiscalização.

A maioria das infrações é por desrespeito às vagas de idosos, totalizando 2.808 multas, enquanto que outras 442 autuações são por uso indevido das vagas para pessoas com deficiências.

Desde o começo de setembro de 2017, agentes também fiscalizam estabelecimentos privados. A ação é realizada em shoppings e em supermercados que já se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET.

De acordo com as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. A regularização das vagas deve ser realizada conforme o Manual de Sinalização da CET (disponível no site www.cetsp.com.br). Só assim os agentes poderão autuar motoristas infratores nestes locais.

Campanha

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá realizar blitze para verificar se as vagas de idosos e pessoas com deficiências estão sendo cumpridas por motoristas nos estabelecimentos privados. A ação, que é recorrente, será intensificada entre os dias 18 e 21 de setembro em shoppings e hipermercados por conta da Semana da Mobilidade, onde estão programados vários eventos na cidade.

Vagas

Para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico. Quem estiver sem esse documento, poderá ser autuado. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET pelo telefone 1188.

*Com informações da CET

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas