É Primavera: veja como fica o tempo na nova estação

Há tendência é de dias mais quentes e chuvosos que o normal.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Governo do Estado de São Paulo)

A primavera começou às 04h50 da madrugada de hoje. É uma estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido. 

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, são esperados 357,5 mm de chuva durante a estação, que termina dia 22 de dezembro, quando começa o verão, às 01h19 da manhã, no horário de Brasília.

“Os modelos numéricos de previsão apontam que a primavera deve transcorrer com neutralidade climática, ou seja, sem a influência do fenômeno El Niño, que esquenta as águas do Pacífico Equatorial, e La Niña, que esfria as águas do Pacífico equatorial. Há previsão de um pequeno aquecimento nas águas do Pacífico entre o fim da primavera início do verão, entretanto a maioria das simulações ainda não indica o retorno do fenômeno El Niño”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

As últimas simulações mostram chuvas próximas a normalidade durante a maior parte da primavera, entretanto os modelos de previsão indicam que o final da estação pode ser mais chuvoso do que o normal. Dessa forma, a previsão é de que a próxima estação deve terminar com chuvas e temperaturas ligeiramente acima do esperado, principalmente para a faixa litorânea e sul do estado.

Durante a primavera, são esperadas grandes oscilações de temperaturas, além disso podem ocorrer ondas de frio tardias que se estendem por alguns dias com mínimas e máximas abaixo da média esperada, que seria entre 15°C e 19°C as mínimas e 26°C e 28°C as máximas.Com a aproximação do verão, a temperatura e a umidade aumentam, e as chuvas ficam mais frequentes e volumosas.

Conforme dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, para o verão são esperados 655,8mm de chuva. As mínimas oscilam entre 18°C e 20°C e as máximas entre 29°C e 30°C.

Acompanhe nossos Podcast
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país