Minhocão ganha novas estações de descanso para visitantes

Estrutura é instalada no Minhocão aos fins de semana e feriados

A partir de hoje (18), o Elevado João Goulart (Minhocão) ganhará mais espaços de lazer, segundo nota da Prefeitura de São Paulo. Serão instaladas duas novas estações de descanso, com bancos e tablados.

Aos finais de semana, a via fica fechada ao tráfego de veículos e é usada para passeios de paulistanos e turistas que visitam a cidade. Agora, pedestres e ciclistas poderão contar com quatro áreas para descanso, situadas nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel, Praça Marechal Deodoro, Avenida Pacaembu e Rua General Jardim.

 Esses espaços serão acompanhados por pintura lúdica nos canteiros centrais e laterais da via para ajudar os frequentadores do Minhocão a se localizarem. A estação de descanso Pacaembu receberá a cor verde.

Pedestres caminhando pelo Minhoncão enquanto outras pessoas ficam sentadas sobre o mobiliário instalado no asfalto.
(Pref. de São Paulo)

A estação General Jardim, que também começará a ser implantada neste final de semana, ganhará a cor amarela. Por outro lado, as estações Amaral Gurgel e Marechal Deodoro, instaladas em maio no Elevado, estarão sinalizadas com a cor vermelha.

Ao todo, a ampliação do mobiliário tático será composta por 36 praticáveis hexagonais, 4 bancos e tablados e 4 arquibancadas. O investimento da Prefeitura para a aquisição do mobiliário foi de R$ 803,8 mil, financiado com recursos com Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).

Para o começo de 2022, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) prevê a instalação de novos espaços de convivência no Elevado. Ocupar de forma democrática os espaços públicos é uma das prioridades do governo municipal. A Prefeitura entende que a crise sanitária levou a uma maior valorização dos espaços de convivência ao ar livre por parte da população e está atuando para dar uma resposta à altura dos desafios e necessidades da cidade.

Estrutura mobiliária instalada pela prefeitura no Minhocão. Homem sentado no alto da estrutura, que tem três andares, enquanto observa outros pedestres passeando. Ao fundo, parede de prédio traz uma arte de rua pintada em toda sua extensão.
(Pref. de São Paulo)

Desde o início deste mês, os frequentadores do Elevado aos sábados, domingos e feriados ganharam mais três horas para caminhar, andar de bicicleta, passear com seu pet ou descansar nos bancos e tablados. O novo horário de funcionamento para as atividades de lazer passou a ser das 7h às 22h.

Além disso, após 20 meses de fechamento por conta da crise sanitária na cidade, a Prefeitura voltou a liberar o uso do Elevado enquanto espaço de lazer de segunda a sexta-feira à noite. O período de abertura é das 20h às 22h.

Em maio, a SMUL, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), iniciou a implementação do mobiliário tático no Minhocão aos finais de semana feriados. Foram instaladas as primeiras estações de descanso com bancos e tablados de madeira nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e Marechal Deodoro.

Os locais não foram escolhidos aleatoriamente. Por apresentarem áreas movimentadas e com poucas opções de assentos, lazer e possibilidades de transformação, a Praça Marechal Deodoro e o Terminal Amaral Gurgel – situados na parte inferior do Elevado – receberam, no final de 2020, unidades do Programa Centro Aberto. Ele proporciona espaços de convivência com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.

Para conectar os espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado, a Prefeitura instalou dois acessos de pedestres no Minhocão. Também foram implantados gradis de segurança e portões de controle de acesso na parte de cima do Elevado para garantir a segurança dos frequentadores.

As ações desenvolvidas pelo poder público no Minhocão estão em sintonia com o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital e a redução das restrições para o funcionamento, em geral, da cidade. Importante destacar que, para o acesso e permanência no Minhocão, é preciso seguir o protocolo sanitário vigente. Permanece a recomendação para que as pessoas evitem aglomeração e higienizem sempre as mãos. O uso de máscaras segue obrigatório na cidade.

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.