Planetário do Ibirapuera Traz o Céu da Rússia Para SP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Além de ser a sede da Copa do Mundo de Futebol deste ano e ter uma história riquíssima, a Rússia trouxe inúmeras contribuições à ciência, especialmente para a conquista e exploração do espaço. Para celebrar esse legado, o Planetário do Ibirapuera realiza nos dias 15, 22 e 29 de junho, sempre às 19h30, uma sessão especial sobre “O Céu da Rússia”. A iniciativa é da equipe dos Planetários, que integram a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), braço de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio ambiente (SVMA).

A então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URRS), da qual a Rússia fazia parte, pôs o primeiro satélite artificial da Terra em órbita e levou o primeiro homem – e a primeira mulher – ao espaço, no século passado. Quase cem anos antes dessas viagens históricas, o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky (1937-1935) foi o primeiro a analisar a fundo a teoria sobre o uso de foguetes no espaço. Antes dele, no século 18, o astrônomo russo Mikhail Lomonosov (1711-1755) descobriu que o planeta Vênus, assim como a Terra, tem uma atmosfera.

(Foto: Prefeitura de São Paulo/ Divulgação)

A sessão de planetário “O Céu da Rússia” celebra a ligação estreita entre a Rússia e o espaço e aproveita o clima de Copa, já que aquele país sedia os jogos deste ano. A apresentação leva o espectador a uma viagem àquele país e ao seu céu noturno tal como é visto por seu povo. A atividade é enriquecida com os mitos e narrativas das estrelas vistas no norte do planeta e aborda o desenvolvimento da astronáutica, impulsionado pelos russos. A sessão gratuita e acontece no Planetário do Ibirapuera, com o palestrante Raphael Malagoli Thereza. Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site ou na bilheteria do Planetário, com uma hora de antecedência.

SERVIÇO
O Céu da Rússia – Planetário do Ibirapuera
Palestrante: Raphael Malagoli Thereza
Dias: 15, 22 e 29/06/2018, sextas-feiras
Horário: 19h30
Ingressos: gratuitos pelo site ou uma hora antes, na bilheteria.
Local: Planetário do Ibirapuera – av. Pedro Álvares Cabral, s/n – portão 10 – Parque Ibirapuera

(Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Paulo)

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas