Prefeitura vai usar macacos hidráulicos para levantar viaduto

Trânsito segue interditado na pista expressa da Marginal Pinheiros
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Flávia Albuquerque/Agência Brasil

(Nivaldo Lima/SP AGORA)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje (9) que mais oito estacas de sustentação serão colocadas no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu quase 2 metros na madrugada do último dia 15. Já foram instaladas duas estacas e construída uma janela de visita para acesso às estruturas do viaduto. Assim que todas as estacas forem colocadas, começará o processo de macaqueamento, ou seja, de elevação da estrutura que cedeu com macacos hidráulicos. 

“A linha seguida pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, do ponto de vista da engenharia, é a mais segura para dar tranquilidade não apenas para quem está trabalhando na obra, mas para quando pudermos liberar o viaduto, ter toda tranquilidade de que as pessoas vão trafegar com a maior segurança possível“, disse Covas, após a primeira reunião presencial do comitê de crise criado para cuidar da situação gerada pelo solapamento do viaduto, que fica perto da Ponte do Jaguaré, região oeste da capital. 



O trânsito continua bloqueado na pista expressa da Marginal Pinheiros para que não se crie o efeito funil, mas, desde ontem (18), a Secretaria de Mobilidade de Transportes vem fazendo uma série de intervenções para ampliar os acessos entre a pista expressa e a local. “Serão mais de 10 intervenções que, ao final de 20 dias, vão permitir que nós liberemos mais trechos da marginal expressa enquanto dura o processo no viaduto”, explicou o prefeito.

Covas afirmou que, por enquanto, não há pretensão de liberar o rodízio em outras áreas além das já liberadas, mas é possível fazer uma reavaliação depois de quarta-feira, quando o trânsito na cidade deve se normalizar depois da volta dos paulistanos do feriado. “No momento, não há necessidade de alterar essa decisão, mas, se o trânsito se comportar de forma que necessite rever a posição, não há nenhum problema.”

Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a área em questão abrange um trecho de saída para os veículos que já estão deixando a área de rodizio. “Como é um local que deverá ter lentidão maior, pode ser que pessoas fiquem retidas e, nesse caso, poderiam ser autuadas. Não é coisa para induzir o uso da Marginal pinheiros na hora do rodízio. É para dar alternativa aos que já estão se deslocando para fora para que essas pessoas não sejam multadas por causa da lentidão”, afirmou. 

Para o prefeito, a situação mostra que o trabalho de monitoramento e a análise feita no ano passado em todas as pontes e viadutos da cidade ficaram incompletos e são insuficientes. “Nós já havíamos percebido isso no ano passado quando iniciamos o processo de contratação que recentemente foi liberado pelo Tribunal de Contas do Município [TCM]. Esperamos concluir a licitação em janeiro para contratação de laudos mais estruturais para podermos balizar os projetos de recuperação.”

O objetivo da prefeitura é consultar o TCM para saber se é possível, por meio de contrato emergencial contratar esse mesmo laudo não para 33, mas para 185 pontes e viadutos da cidade. 

O secretário municipal de Serviços e Obras, Vitor Levy Castex Aly, informou que ainda não há previsão de prazos ou custos da recuperação do viaduto, mas disse que o objetivo é preservar ao máximo a estrutura já existente para minimizar os transtornos à população. “A estrutura já está lá. Se conseguirmos recuperar, será mais breve do que tendo que remover e fazer outra obra. Todas as técnicas da engenharia foram utilizadas. A partir de hoje vamos começar a pensar como vamos recuperar.”

Acompanhe nossos Podcast
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país