Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Réveillon na Paulista movimenta mais de meio bilhão

Mais de 2 milhões de pessoas participaram da Virada na Paulista.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Marcelo Pereira/Fotos Públicas)


A festa do Réveillon na Paulista 2020 movimentou R$ 648,72 milhões na economia paulistana. O número é resultado de pesquisa e levantamento realizados pelo Observatório de Turismo e Eventos da cidade, que entrevistou 1.257 pessoas.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a festa levou à Avenida Paulista cerca de 2 milhões de pessoas (público rotativo). Desse total, 59% (1,1 milhão) eram moradores da própria capital, enquanto 18,9% (377 mil pessoas) eram moradores da região metropolitana de São Paulo (maior parte de Guarulhos). A pesquisa também apurou, por amostragem, que 14,72% (294 mil) do público era de outros Estados do Brasil, enquanto 7,16% (143 mil) vieram de cidades do interior do Estado de São Paulo (destaque para Campinas). Apenas 0,24% (4.773) eram estrangeiros.

A estimativa de movimentação econômica é obtida a partir do gasto médio considerado para cada tipo de turista, levando-se em conta também o tempo de permanência na cidade. Na média geral, os entrevistados deram nota 8,7 para o evento. A nota mediana foi 9 e a moda, ou seja, o número que mais vezes apareceu entre os entrevistados, foi 10. O público satisfeito e muito satisfeito somam 96%.

Perfil de público 

Virada 2020 na Paulista reuniu mais de 2 milhões de pessoas (Marcelo Pereira/Fotos Públicas)

Em termos de gênero, o público no Réveillon da Paulista 2020 estava equilibrado, com 50,4% dos entrevistados declarados como homens. Entre os visitantes vindos de outros Estados, a maior parte era de Minas Gerais (2,5%) e do Rio de Janeiro (1,8%). Paraná, com 1,4%, e Bahia, com 1,0%, aparecem na sequência, entre os turistas brasileiros que estiveram na festa da Avenida Paulista.

A extensa pesquisa apurou também os motivos que trouxeram esses turistas para a comemoração do Réveillon em São Paulo e a faixa média de idade desse turista. A maior parte estava entre 18 e 24 anos, com uma fatia de 33,2%. A faixa etária de 30 a 39 anos aparece em seguida, com 21%.

As atrações musicais foram a motivação apontada por 25,8% do público. “Curtir a avenida” (21,9%) e “Assistir à queima de fogos” (16,1%) também se destacam entre as respostas.

Entre as atrações do evento, a mais aguardada era Anavitória (42,4% dos entrevistados), seguida de Lulu Santos (38,9%) e Marcos e Belutti (25,5%).

Em relação aos meios de hospedagem, 25% disse estar hospedado em casas de amigos e parentes e 22,7% em hotéis e flats. A média de pernoites foi de cinco dias.

Outras atividades também preencheram o tempo desses turistas, como compras (27,6%), gastronomia (26,4%) e passeios turísticos (19%).

A maioria dos entrevistados veio à Paulista com a família (32,1%) e com amigos (31,2%), enquanto 13,6% vieram em casal. A grande maioria chegou à Paulista de metrô (64,4%), seguidos de uma parcela de 19,9% que chegou de ônibus e 16,4% de carro.

No grupo de entrevistados, 31,6% estão vindo pela segunda vez ao evento, e 31% vieram pela primeira vez. Os que estão vindo pela terceira vez representam 16%.

Avaliação do evento 

Os itens mais bem avaliados foram: “A localização do evento é ótima” (98%), “Cheguei à Avenida Paulista com Facilidade” (97,1%) e “Acredito que a Prefeitura deve continuar investindo no Réveillon de São Paulo mesmo sem patrocínio” (96,7%). A sensação de segurança foi de 77,7%.

*Com informações da Prefeitura de SP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias