Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

São Paulo registrou o dia mais quente do inverno de 2018

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A cidade de São Paulo teve o dia mais quente do inverno de 2018 nesta sexta-feira (20), quando os termômetros alcançaram os 28,7 graus, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é de que o clima fique mais ameno a partir de domingo (22), com a passagem de uma frente fria pelo oceano.

A máxima foi alcançada às 15 horas e superou os 28,5°C registrados no dia 24 de junho, de acordo com o órgão de monitoramento, análise e previsão do tempo e do clima.

Um sistema de alta pressão continua atuando com forte intensidade na maior parte do Brasil, inibindo a formação das nuvens, que são as responsáveis por filtrar os raios solares durante o dia e o dissipar lentamente o calor durante a noite, de acordo com a meteorologista Helena Balbino.

“Sem as nuvens, não temos proteção contra a radiação solar, que chega direto até nós e deixa o tempo seco. Pelo mesmo motivo, sem nuvens, à noite o calor se perde mais rápido e esfria rapidamente”, explica Balbino.

Nesta sexta, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima foi de 13,7 graus – 15 graus durante a madrugada e 28,7 graus durante a tarde. A umidade relativa do ar mais baixa foi de 28% às 16 horas, o que configura estado de atenção.

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% representa estado de alerta. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

Próximos dias

A meteorologista Helena Balbino prevê que as condições melhorem nos próximos dias. No sábado (21), a passagem de uma frente fria pelo oceano traz ventos úmidos e um tempo no nublado a partir do período da tarde.

Assim, a manhã de domingo (22) deve ter tempo nublado, névoa úmida e possibilidade de chuvisco, mas a tarde o tempo abre, de acordo com o Inmet.

Na segunda-feira (23) haverá melhoria nas condições, com céu parcialmente nublado, até que na terça-feira (24), um sistema frontal traz instabilidade à atmosfera. Confira as expectativas dos meteorologistas:

Sábado: mínima de 16ºC, máxima de 26ºC; umidade entre 60% e 30%;
Domingo: mínima de 14ºC, máxima de 22ºC; umidade entre 90% e 50%;
Segunda-feira: mínima de 13ºC, máxima de 27ºC; umidade entre 95% e 30%;
Terça-feira: mínima de 15ºC, máxima de 21ºC; umidade entre 100% e 60%.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país