8 frutas do mês e os benefícios para a saúde

Lista da Secretaria de Estado da Agricultura incentiva consumo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Abacaxi (Reprodução)

Uma das frutas típicas do mês de setembro é o abacaxi. Fonte de vitaminas A e C, o abacaxi contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório. A fruta também tem alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas.

Priorizar o consumo de alimentos da estação é benéfico não só para o produtor, mas também para o consumidor, que terá à disposição frutas, legumes ou verduras com mais nutrientes.

Veja outras frutas de setembro que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo incentiva o consumo:

Bananas (Reprodução)

Banana nanica

Tem o sabor mais adocicado, tornando-se uma das variedades preferidas da fruta. Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de fósforo que ajuda na saúde dos dentes e ossos e a vitamina C, que atua no sistema imunológico e é antioxidante.

Banana prata

É um dos tipos que contém maior quantidade de potássio em sua composição, prevenindo câimbras musculares e auxiliando no controle de pressão arterial. Além disso, possui triptofano, aminoácido precursor do hormônio serotonina que está associado com a sensação de bem-estar.

Laranja Lima (Reprodução)

Laranja lima

É menos ácida que os outros tipos. É bastante suculenta, rica em vitamina C, potássio, ferro e vitaminas do complexo B, além de possuir características anti-inflamatórias.

Laranja (Reprodução)

Laranja pera

A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

Manga (Reprodução)

Manga

Fonte de carotenoides e carboidrato, ela fornece energia para o organismo. Contém cálcio e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal.

Melão (Reprodução)

Melão

O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. Proporciona diversos benefícios à saúde, dentre eles controlar a pressão arterial, prevenir a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.

Tangerina (Reprodução)

Tangerina

Também conhecida como mexerica ou bergamota, é uma fruta cítrica rica em vitamina C, que auxilia na proteção do organismo. Contém fósforo e cálcio, que são minerais importantes para a manutenção de ossos e dentes.

*Conteúdo do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas