Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos

Diagnóstico precoce do câncer de próstata amplia chance de cura.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Divulgação)


O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). As estatísticas mostram que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença e as maiores vítimas são de pacientes a partir dos 50 anos, que tenham a presença da doença em parentes de primeiro grau (pai, irmão ou filho). 

Como parte das ações de prevenção do Novembro Azul, o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) promoveu o evento ‘Saúde em Pauta’, com foco na importância dos cuidados com a saúde do homem. Foram discutidos temas como: o que é o câncer de próstata e como ele surge, os fatores de risco, a importância de se fazer exames de rotina, a prevenção e o tratamento, o apoio da família e, principalmente, a quebra de paradigmas e o preconceito. 

De acordo com Andrea Maria Marini, oncologista clínica do Grupo, por puro preconceito parte dos homens deixa de fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.

“A única forma de garantir a cura de qualquer tipo de câncer é o diagnóstico precoce, com o de próstata isso não é diferente. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem procurar o médico especialista para fazer os exames. Em muitos casos apenas com o toque retal, ao perceber alterações da glândula, como endurecimento ou presença de nódulos suspeitos, já é possível diagnosticar a doença”, declarou Marini. 

Durante o bate-papo que reuniu beneficiários, médicos especialistas e a equipe multidisciplinar do Grupo NotreDame Intermédica onde foram discutidas experiências e, acima de tudo, foram compartilhados conhecimentos para conscientizar os homens e alertar quanto aos paradigmas que podem colocar em risco suas vidas.

José Bispo ao lado das especialistas do Grupo NotreDame Intermédica (Divulgação)

“Muitos homens nem sabem, mas o câncer de próstata no início não apresenta sintomas e o que mais complica é que, quando eles aparecem, cerca de 90% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Então, é preciso ficar atento a dores ao urinar, à frequência com que se vai ao banheiro ou a presença de sangue na urina ou no sêmen”, explicou. 

Fatores de risco como a obesidade também podem contribuir para o surgimento da doença. Outro fator importante é o paciente saber se tem histórico familiar de câncer de próstata como- pai, irmão ou um tio. Uma curiosidade, já identificada e comprovada, é que a doença acomete mais os homens de pele negra. 

“O apoio da família pode fazer muita diferença na hora de fazer o tratamento e os homens precisam parar com esse pensamento de não ficar doentes, ou muitas vezes de relacionar os cuidados preventivos a redução ou perda da autonomia”, finalizou Gisele Mendes de Carvalho, psicóloga do setor de oncologia. 

Participante do evento, o metalúrgico aposentado José Bispo de Lima, de 65 anos, descobriu a doença há cinco anos, e conta que o apoio da família foi primordial quando recebeu o diagnóstico. Já curado da doença e de sorriso largo, sabe que o melhor remédio ainda é a prevenção, e faz questão de conversar de maneira aberta e sem preconceito com filhos e amigos.

“Digo que, quando a pessoa não conhece a importância da vida, você não ama nada. A partir do momento em que descobre uma doença que pode tirar a sua vida, você passa a dar mais valor a ela. Então, hoje falo com todos para procurar o médico periodicamente, pois as aparências enganam. Você acha que está bem, mas pode não estar”, declarou José Bispo. 

Compartilhando e incentivando hábitos saudáveis 

O Grupo NotreDame Intermédica mantém em seu canal no YouTube diversos vídeos com dicas e orientações valiosas que visam melhorar a qualidade de vida e auxiliar na prevenção de riscos e doenças da população em geral, além de campanhas e vídeos institucionais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest