Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Em 24 horas, São Paulo registra 386 mortes por Covid-19

Desde terça-feira (16), Estado registra mais de 300 mortes por dia.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo registrou mais 386 mortes por covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. É o segundo mais alto número de óbitos em um dia no estado. O recorde foi na última quarta-feira (17), quando foram contabilizadas 389 mortes no período de 24 horas.

Desde terça-feira (16), o estado vem registrando mais de 300 mortes por dia, o que não havia ocorrido com tanta frequência desde o início da pandemia. Com isso, São Paulo chegou agora ao total de 12.232 óbitos provocados pela covid-19.

Apesar do alto número diário de óbitos registrados nesta semana, inclusive com recorde, o governo estadual diz que o aumento está dentro do esperado. “Tanto o número de casos quanto o número de óbitos estão dentro do cenário previsto para os próximos 15 dias. Em óbitos, estamos na faixa inferior do espectro [da curva]. No número de casos, estamos na borda superior do espectro”, explicou o secretário  da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann.

O governo do estado trabalha com dois cenários quando projeta a curva esperada para óbitos ou para casos confirmados de coronavírus. Um cenário mais positivo, com uma quantidade menor de casos e de de óbitos. E outro mais negativo, com o registro de mais casos e de mais óbitos previstos para o período. No caso de óbitos, o estado vem caminhando na base inferior do que foi projetado pelo governo paulista, ou seja, no balanço que é mais otimista.

O estado contabilizou também recorde de casos confirmados por dia. Foram 19.030 novos casos de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Segundo a secretaria, o alto número deve-se a uma dificuldade que a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo encontrou no sistema e-Sus, uma plataforma de dados do Ministério da Saúde, que afetou o balanço de casos registrados no estado quarta e quinta-feira passadas (17 e 18). “A diferença em relação ao último boletim foi em função do acúmulo de três dias de dados”, disse José Henrique Germann.

Em nota, o Ministério da Saúde explicou que não houve problema no sistema, e sim na forma como a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo exportou os dados.

“O Ministério da Saúde esclarece que o processo de notificação de casos suspeitos de covid-19 está ocorrendo normalmente, e a base de dados está totalmente preservada. É importante destacar que existem duas formas de exportação de dados do sistema e-SUS Notifica: diretamente do aplicativo ou por meio de uma aplicação (API). Este último utiliza tecnologia mais leve e é indicado para grandes volumes de dados, caso de secretarias estaduais de saúde e de grandes municípios. Ocorre que algumas unidades da federação utilizaram o aplicativo para exportação de dados, o que não é recomendado”, diz a nota do ministério.  

São Paulo tem agora 211.658 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, com 36.280 pessoas curadas após receber alta médica. O estado tem ainda 4.936 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) com casos suspeitos ou confirmados de covid-19, além de 7.981 pacientes internados em enfermarias. “Isto soma 12,9 mil pacientes internados. No dia de ontem, tínhamos 14,4 mil. Deu uma diferença para baixo, o que provocou também uma diminuição, de certa forma, na taxa de ocupação de leitos de UTI”, acrescentou Germann.

A taxa de ocupação de leitos de UTIs no estado é de 66,5%. Na Grande São Paulo, o percentual está em 70,5%.

Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest