Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Vídeo: Idoso de 72 anos é curado e emociona ao deixar hospital

Aposentado ficou mais de um mês internado com Coronavírus.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Osvaldo Patrício Silva, de 72 anos, ao receber alta do hospital (Unimed/Reprodução)

O aposentado Osvaldo Patrício Silva, de 72 anos, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (23) do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), em Catanduva, no interior de São Paulo (assista ao vídeo abaixo), cidade que tem 10 casos confirmados de Coronavírus e 3 mortes, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Osvaldo deu entrada na unidade no dia 22 de março, com sintomas gripais e muita falta de ar. Após alguns dias internado na Unidade de Terapia Intensiva, houve a confirmação do diagnóstico para Covid-19. 

Silva foi o primeiro paciente atendido com o vírus pelo HUSD e era o último ainda internado. Até o final desta quinta-feira, nenhuma outra internação com suspeita da doença foi constatada. Além dele, outras duas pacientes tiveram alta e estão curadas da Covid-19. Uma delas, Maria Inês Bertino Miyada, prefeita de Pindorama, município vizinho.

Emocionado, Silva falou sobre aos jornalistas da Unimed Catanduva sobre a alegria de voltar para casa. “Me sinto o homem mais feliz do mundo. Ansioso para ir para casa, ver a família. Existem pessoas que eu amo muito me esperando. Quero chegar e abraçar a todos”, disse. “Precisei passar pela doença para ter certeza de que existe e de que está aí, matando muita gente. Me fazer acreditar e viver tudo isso é um aprendizado. Agradeço imensamente o trabalho de todos os profissionais aqui do hospital, que lutam pelas nossas vidas sem nos conhecer”, ressaltou o paciente. 

O filho Luciano Marcos da Silva, que também contraiu a Covid-19, relembrou os momentos destes 32 dias de internação. “Vivemos situações de muita apreensão, sem poder vê-lo ou conversar com ele. Nossa confiança estava inteiramente depositada nos médicos e profissionais que cuidavam dele. É muito gratificante saber que ele foi muito bem cuidado. O contato constante com o Dr. Braz nos trouxe muita segurança e tranquilidade”, disse. 

Desde o início da semana, Luciano passou por treinamento intensivo para os cuidados com o pai em casa. O espaço foi adequado e familiares receberam todas as recomendações necessárias para que Silva dê continuidade ao processo de recuperação. Além disso, o paciente também será acompanhado pelo serviço de Atendimento Lar Unimed (Almed). 

“Gostaríamos de deixar aqui os nossos agradecimentos a todos que tornaram possível esse momento de intensa alegria e gratidão que sentimos hoje”, completou Luciano.

Coordenador da UTI Adulto do HUSD, o médico intensivista José Braz Cotrim explicou sobre a evolução do paciente. “O senhor Osvaldo foi nosso primeiro paciente, prontamente tratado com os medicamentos preconizados. Ele evoluiu estável, com algumas complicações da própria idade e morbidades, além de pneumonias bacterianas oportunistas.” 

De acordo com o médico, o último exame feito no paciente deu negativo para Sars-Cov-2, ou seja, ele não é mais transmissor da Covid-19, tampouco seu filho, que também estava com a doença. “Ele foi um paciente de aprendizado, uma pessoa muito especial que hoje retorna para o seio da família. Está curado. A partir de agora, são os cuidados necessários para a recuperação de um paciente que passou por 32 dias de UTI. Em breve, nós o veremos de volta, andando, muito forte. Ele já prometeu me visitar”, reforçou Braz.

Os enfermeiros Ozeias Ujaque, coordenador de Enfermagem da UTI Adulto, e Bruno de Souza Mello, que esteve com Silva nos últimos dias, ressaltam o sucesso do tratamento e a evolução do paciente. “Ele exigiu muita atenção desde o início. Todos vibravam a cada melhora, a cada resposta positiva ao tratamento. Também nos sentimos gratos pela confiança depositada pela família, que acreditou em nosso trabalho”, disse Ujaque.

“O senhor Osvaldo surpreendeu a equipe. Ele se enquadrava no grupo de risco e travou uma luta diária contra a doença. Evoluiu muito bem às nossas investidas e teve uma capacidade surpreendente de se ajudar. Para nós, é um grande aprendizado. Principalmente, de que tudo é possível quando existem pessoas que querem ajudar outras pessoas. Ele é prova disso. Essa resposta hoje é uma grata recompensa a todos nós. Sensação de missão cumprida”, completou Mello.

Unimed Catanduva – Alta do paciente Osvaldo Patrício Silva

Vamos compartilhar notícias boas? Ter alta do hospital é sempre uma alegria para o paciente e para família. Mas, o senhor Osvaldo Patrício Silva, de 72 anos, tem muito mais que a alta para comemorar. Hoje, recebendo o carinho de todo o corpo clínico do Hospital Unimed São Domingos, saiu curado da Covid-19. Foram 32 dias de luta em que Osvaldo teve ao seu lado a equipe de nossa unidade hospitalar. A cura chegou, em meio a sorrisos e lágrimas de alegria de todos que o cercaram nesta linda homenagem.Uma salva de palmas para o senhor Osvaldo. Obrigado por confiar em nós.#agradecer #noticiasboas #unimed #unimedcatanduva #jeitodecuidarunimed #coronavírus #covid_19 #covid19

Posted by Unimed Catanduva on Thursday, April 23, 2020

*Com informações da Unimed Catanduva e da Secretaria Estadual de Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

Outras - notícias