Em São Paulo, clínicas odontológicas registram aumento na procura por tratamentos estéticos e preventivos

Próteses, implantes, clareamento e ortodontia são alguns dos procedimentos mais procurados por pessoas preocupadas com a saúde bucal. Manter hábitos saudáveis com boa escovação, uso do fio dental e visita periódica ao dentista ajudam a evitar doenças graves como mal de Alzheimer, diabetes e problemas cardíacos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A expansão de redes de clínicas de odontologia, que oferecem procedimentos e tratamentos a preços mais populares em diversos bairros da capital, abriu a oportunidade, nos últimos anos, para que uma maior quantidade de pessoas pudesse ir ao dentista e cuidar melhor da saúde bucal.

Descuidar da higiene da boca pode levar ao aparecimento de cáries e doenças gengivais. Esses problemas podem se agravar com o passar do tempo. Uma placa bacteriana ou um tártaro podem levar, por exemplo, à inflamação da gengiva, gerando dores, desconforto e mau hálito.

Mesmo assim, boa parte dos brasileiros ainda não tem o hábito de ir ao dentista, geralmente procurando o consultório quando há alguma emergência. Problemas bucais podem até evoluir para algo mais grave, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e Alzheimer.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que milhões de pessoas enfrentem o problema da falta de dentes e que, aos 60 anos, 41,5% da população já tenham a arcada completamente comprometida. Portanto, ainda há muito espaço para esse mercado.

Atualmente, os tratamentos mais procurados em São Paulo são os relativos a restauração dentária, endodontia (tratamento de canal), periodontia

(tratamento de gengiva), clareamento, próteses fixas ou móveis e implantes. Sugere-se que uma profilaxia (limpeza) dos dentes seja feita entre seis meses e um ano.

Os tratamentos para correções na posição dos dentes e da mordedura, geralmente são realizados através de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis, o profissional que aplica este tipo de tratamento é o ortodontista. Alguns consultórios oferecem a aplicação de botox para suavizar linhas de expressão e tratamento de bruxismo.

Grande parte do público tem preferência por clínicas odontológicas próximas à sua residência ou local de trabalho, a proximidade facilita a constância do tratamento e consultas para avaliação ao longo do ano. No bairro da Vila Mariana, por exemplo, uma região com diversas empresas e grande densidade no número de moradores, dispõe de diversas clínicas com dentistas que oferecem atendimento para as principais especialidades da saúde bucal, o público por sua vez, localiza esses locais através de buscas como “dentistas na Vila Mariana”, com o intuito encontrar profissionais capacitados à poucos metros de sua casa ou trabalho.

Quanto mais cedo se iniciar a higiene oral – escovação e uso de fio dental após as refeições e limitação da ingestão de açúcar –, mais facilmente se evitarão o aparecimento de tártaros e placas bacterianas que, no longo prazo, certamente levarão a gastos pesados com procedimentos odontológicos.

Dicas para uma boca saudável

· Escove os dentes com creme dental com flúor pelo menos duas vezes ao dia.

· Passe fio dental pelo menos uma vez por dia.

· Limpe a língua utilizando um raspador, a fim de retirar restos de alimentos.

· Ingira menos açúcar.

· Consuma muitas frutas e vegetais.

· Não fume.

· Beba água fluoretada.

· Evite o uso de dentaduras ou próteses mal ajustadas.

· Vá ao dentista regularmente.

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas