Secretário-adjunto é morto a tiros por GCM dentro da prefeitura de Osasco
Adilson Custódio Moreira, 53 anos, foi assassinado durante reunião com membros da Guarda Civil Municipal; autor do crime foi preso após negociações.
Na tarde de segunda-feira (6), o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira, de 53 anos, foi fatalmente baleado por um guarda civil municipal durante uma reunião na sede da prefeitura. O encontro visava discutir a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) no novo governo.

O incidente ocorreu na Sala Oval, principal espaço de reuniões da prefeitura, localizada ao lado da Secretaria de Governo e do gabinete do prefeito, que não estava presente no momento. Durante a reunião, houve uma discussão entre Moreira e o guarda civil, identificado como Henrique Marival de Souza. Em seguida, o guarda sacou sua arma e disparou contra o secretário-adjunto. Os demais presentes na sala saíram rapidamente, enquanto o agressor trancou a porta, mantendo Moreira como refém.
O autor do crime permaneceu na sala por cerca de duas horas, até que, por volta das 19h30, após negociações conduzidas pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar, ele se entregou às autoridades. O guarda civil foi preso e encaminhado ao 5º Distrito Policial de Osasco, onde será ouvido e indiciado.

Secretário-adjunto da Segurança de Osasco
Adilson Custódio Moreira atuava na prefeitura de Osasco há oito anos, tendo ingressado durante a gestão do ex-prefeito Rogério Lins e mantido no cargo pelo atual prefeito, Gerson Pessoa (Podemos). Em nota, a prefeitura lamentou profundamente o ocorrido e informou que o prefeito decretou luto oficial de três dias em respeito à memória do servidor público falecido.