Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados em 17 estados
- Lula chama Bolsonaro de “covardão” e rejeita ideia de anistia para envolvidos no 8 de janeiroPresidente Lula Descarta Anistia e Enfatiza a Importância do Processo Legal
- Despedida úmida: Verão se despede com fortes chuvas pelo BrasilTransição para o Outono traz Precipitações Intensas e Alertas Meteorológicos
- Novorizontino Supera São Paulo nos Pênaltis e Avança às Semifinais do PaulistãoEm uma noite de tensão e emoção, o time do interior garante sua vaga na próxima fase
- Primeira frente fria do outono promete mudanças no tempo; saiba quaisTemperaturas em declínio marcam a chegada da nova estação
- Alerta Vermelho: Onda de calor no sul e sudeste pode bater recordes nesta segunda-feira(18)Inmet Adverte sobre Riscos à Saúde e Recomenda Precauções
As pessoas portadoras de telefones celulares pré-pagos que não atualizaram seus cadastros, após terem recebido notificação das operadoras, estão com suas linhas bloqueadas a partir desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
A agência informou que menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Alertou também que é a última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel.
Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.
Como atualizar o cadastro
Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar os dados cadastrais na sua prestadora pelos canais de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor na internet.
Apessoa deve informar o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.