Instagram faz 10 anos com 1 bilhão de usuários ativos por mês

Com menos de dois anos de vida, a plataforma que já possuía 30 milhões de usuários, foi vendida para o Facebook por US$ 1 bilhão.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Criado em outubro de 2010, por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram rapidamente ganhou popularidade, não só pela facilidade de se aplicar filtros digitais nas suas imagens, mas também, de compartilhar o conteúdo nas outras redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr, entre outras.

Com menos de dois anos de vida, a plataforma que já possuía 30 milhões de usuários, foi vendida para o Facebook por US$ 1 bilhão.

Hoje, o aplicativo já não é mais uma ferramenta de imagens, dando cada vez mais espaço para os vídeos, como os filtros Stories e Reels, além do App IGTV, que acabaram popularizando ainda mais a ferramenta juntos aos adolescentes e concorrendo com outras grandes redes sociais como Snapchat, Tik Tok e YouTube, tornando a plataforma mais comercial.

Porém, algumas mudanças desagradaram os seus usuários, como a maneira de exibição das imagens, que antes eram feitas em ordem cronológica e começaram a ser feitas com base em um algoritmo, algo parecido ao que já acontecia com o Facebook. Recentemente, a empresa de Mark Zuckerberg realizou a integração das mensagens do Instagram e do Messenger, unificando os contatos das duas plataformas, o que também irritou alguns usuários.

Atualmente o Instagram é a 5ª rede social mais popular do mundo, com 1 bilhão de usuários ativos por mês, ficando atrás do próprio Facebook (2,6 bilhões de usuários), do YouTube (2 bilhões), do WhatsApp (2 bilhões) e do WeChat (1,2 bilhão).

Instagram no Brasil
O Instagram é bastante popular entre os brasileiros que têm acesso à internet. Desde 2015, a presença de brasileiros na plataforma é maior do que a média global – naquele ano, 55% dos usuários de internet estavam presentes na rede social de fotografias, mais do que a média global de 32%. Em 2016, esse número subiu para 75%, mais do que os 42% da média global do mesmo ano.

Segundo especialistas, um dos motivos para a grande presença de brasileiros em mídias sociais e aplicativos como o Instagram é a combinação de um país bastante social com uma crescente penetração de smartphones no Brasil. Curiosamente, não se trata apenas de uma rede social utilizada pelos jovens – 57% dos usuários brasileiros de internet na faixa dos 55 aos 65 anos também usam o Instagram.

*Eduardo Micheletto é Jornalista, Assessor de Imprensa e Consultor de Marketing Digital da Mitto Comunicação
Acompanhe nossos Podcast
Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast