Tecnologia

Semana de Segurança Digital: veja os 4 golpes mais comuns

Clonagem de Whatsapp é um dos golpes mais frequentes (Ilustração)


O número de brasileiros vítimas de fraudes financeiras chega a 8,9 milhões, de acordo com um estudo recente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Cerca da metade destes casos, 48%, correspondem a transações digitais. Estes números tendem a crescer no período entre a Black Friday e o Natal, com o aumento das compras online. 

Para orientar consumidores a se proteger, o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) se uniu à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) durante a Semana de Segurança Digital. Até amanhã (26), a Instituição realiza uma campanha de conscientização nas redes sociais utilizando as hashtags #SegurançaDigital, #SemanadaSegurançaDigital, e #CompartilheSegurançaDigital.

Conheça os principais golpes e veja as dicas do Sicoob sobre como se prevenir:

  • Golpe da atualização: o fraudador entra em contato se passando por funcionário da instituição financeira, afirma que o cliente precisa fazer uma atualização de aplicativo ou programa, no celular ou no computador, solicita dados sigilosos e induz a vítima a liberar acessos de segurança. Com isso, consegue acessar a conta e fazer transferência e pagamentos. Se isso acontece, não passe informações e entre em contato com a sua agência ou com a central de atendimento. O Sicoob esclarece que não entra em contato com os cooperados solicitando atualização de softwares.
  • Ofertas imperdíveis: Em datas comemorativas e promocionais, como Black Friday e Natal, bandidos fazem propagandas enganosas para roubar dados bancários e causar prejuízos. As mensagens levam os usuários para falsas páginas, idênticas as das empresas ou de bancos. Para não cair no golpe, não clique em links e opte por digitar o endereço oficial no navegador, compre em sites conhecidos, não use computadores públicos e, principalmente, não repasse nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR code enviado para autenticar operações.
  • Boletos de Cobrança: A armadilha envolve a falsificação de boletos de cobrança para que o dinheiro caia diretamente na conta do golpista. Quando for pagar um boleto, cheque se os dados do beneficiário e os valores estão corretos.
  • Clonagem do WhatsApp: Um golpe recente é a clonagem de contas no aplicativo de compartilhamento de mensagens. O bandido entra em contato alegando ser de serviços de atendimento de sites de compras já realizadas online para assumirem sua conta WhatsApp e, em seguida, passam a pedir dinheiro para seus contatos. Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar a opção “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Desta forma é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo. E se alguém pedir dinheiro emprestado para você, ligue e confirme se é realmente a pessoa.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,47 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 450 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,9 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.

Siga nosso canal no Whatsapp

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios