Startup do Amazonas cria mecanismo para economizar energia

Empresa criou aplicativo que gera relatórios em tempo real

Um mecanismo de controle criado para economizar o gasto de energia em residências e empresas, contribuindo com o meio ambiente, o aplicativo Thomas foi desenvolvido e idealizado pela startup amazonense Livin’ Energy. A iniciativa oferece recursos capazes de produzir relatórios de acompanhamento, em tempo real, do consumo semanal e mensal.

“A Livin’ é uma startup que tem o objetivo de desenvolver iniciativas na área de energia. O nosso principal produto é o Thomas, uma solução completa que envolve tanto o hardware como o software e que fica no quadro de energia residencial e de empresas. Junto com o aplicativo, eles fazem um monitoramento de energia em que o cliente pode saber o seu consumo em tempo real”, destacou Synde Libório, analista de Marketing da empresa.

Com o aplicativo, é possível saber quanto será o gasto de energia, isso porque a iniciativa oferece um recurso que prevê o valor da conta de luz.

Synde Libório  e Luana Rosas, da Livin, aparecem diante de um totem da empresa durante evento.
Synde Libório e Luana Rosas (Arquivo Pessoal/via Agência Amazônia)

Para o funcionamento do mecanismo, explica Synde Libório, é necessário que haja a instalação de um medidor energético com o dispositivo IoT (Internet of Things, ou, Internet das Coisas, na tradução literal), com rede de internet Wi-Fi ligada a uma infraestrutura em nuvem.

“Qualquer residência ou empresa pode adquirir o sistema. Para residências, os técnicos fazem uma instalação não invasiva e simples do aparelho, que se conecta com o aplicativo e passar a monitorar o gasto. Com base nisso, você pode economizar, por exemplo, o consumo do ar-condicionado”, salientou a analista de Marketing.

Impacto ambiental

A analista de marketing da Livin’, Luana Rosas, reforça que o projeto surgiu da necessidade de ter um controle, na palma da mão, do que é consumido de energia, em tempo real, em casa ou nas empresas. Além disso, segundo ela, o aplicativo chega para promover eficiência energética, que consiste na utilização racional e sustentável de energia e que traz menos impacto ao meio ambiente.

“Atualmente, a nossa fornecedora de energia disponibiliza a nossa fatura somente no final do mês, que vem com o detalhamento mensal, e a gente não tem uma noção em tempo real até que essa fatura chegue. E o Thomas oferece essa opção para que o cliente tenha um controle e se conscientize em relação ao seu consumo, promovendo eficiência energética a partir disso”, frisou.

Atento as taxas

Para a precisão de uma das principais funções do aplicativo Thomas – o preço do gasto de energia – o mecanismo utiliza dados das taxas vigentes de cada concessionária local fornecedora de eletricidade. A partir da função, a ferramenta consegue prever o valor próximo da conta de luz emitida pela companhia.

A iniciativa também disponibiliza um contador da geração de energia fotovoltaica, ou seja, a energia solar, para quem possui o sistema em casa, permitindo visualizar o saldo gerado e o saldo que já foi gasto. Além disso, o Thomas viabiliza o pagamento da conta de luz dentro do próprio aplicativo, por meio de boleto bancário, cartão de crédito e Pix.

O Thomas foi uma das ferramentas apresentadas na ExpoAmazônia Bio&Tic, evento de tecnologia que reuniu mais de 60 estandes e 100 startups e movimentou o setor bioeconômico da Amazônia, entre os dias 30 de junho e 2 de julho deste ano, em Manaus. Para obter o aplicativo, é necessário entrar em contato com o desenvolvedor, no link https://www.livin.energy/thomas.

Livin’

A Livin’ Energy é uma iniciativa com sede em Manaus, no Amazonas, e em São Carlos, em São Paulo, e nasceu da Ambar Tech, principal financiadora do projeto ao lado da das empresas Positivo Tecnologia e Pacaembu Construtora. A startup tem como principal premissa desenvolver produtos criados para facilitar o dia a dia das pessoas e gerar economia por meio da tecnologia.

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.