Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Jovens do projeto Passageiro do Futuro encenam clássico teatral

Há seis meses, 78 alunos de 14 a 21 anos participam de oficinas de interpretação, voz figurino, sonorização, cenário e caracterização na 20ª edição do projeto Passageiro do Futuro. Até o dia 16 de dezembro, o resultado de 300 horas de carga horária, será conferido com o espetáculo ‘O Mambembe’ de Artur Azevedo.

Um dos clássicos da dramaturgia brasileira, de Artur Azevedo, irá percorrer ainda o Teatro Ipanema, a Casa São Luiz, no Caju, o Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, e o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

O espetáculo conta a história de um grupo mambembe de teatro que luta para sobreviver de sua arte. Liderada por Frazão, ator fracassado que decide se tornar empresário, a trupe enfrenta todos os tipos de situações, como se submeter aos caprichos do coronel Pantaleão, político corrupto que se interessa pela jovem Laudelina, a estrela da companhia.

Ministradas por professores da UniRio e da UERJ, as oficinas incluíram a leitura de textos teatrais, entre clássicos e contemporâneos, adultos e infantis. O professor de interpretação, Walney Gomes, adaptou o texto e suprimiu alguns dos 35 personagens.

— Fizemos alterações pontuais, cortando personagens que tinham participação mínima na trama. Essa peça traz ainda a possibilidade de se explorar a teatralidade, o burlesco, o tom mais exagerado da commedia dell’arte. Houve uma conexão muito grande de amizade e irmandade entre as turmas, que pesou também na escolha do texto, que traz essa questão de um grupo de teatro sem recursos, unidos na adversidade – completa Adriana Seiffert.

Segue a lista das próximas apresentações:

Dia 11 de dezembro – 17h

Local: Teatro Ipanema

Endereço: R. Prudente de Moraes, 824 – Ipanema

Tel: 2267-3750

Dia 13 de dezembro – 15h

Local: Casa São Luiz

Endereço: Rua Gal. Gurjão, 533 – Caju

Tel: 2159-9999

Dia 14 de dezembro – 18h

Local: Teatro Municipal Ziembinski

Endereço: Rua Urbano Duarte, 30 – Tijuca

Tel: 3234-2003

Dia 16 de dezembro – 17h

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Tel: 2215-0621

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.