4 aperitivos para esperar a ceia de natal
Inove com receitinhas fáceis para tornar a ceia de natal mais saborosa
O ano de 2024 está chegando ao fim, isso significa que as festividades natalinas estão cada vez mais próximas. Cada família tem a sua própria tradição de comemorar o natal, e uma das tradições mais comuns é a de esperar chegar meia-noite do dia 25 de dezembro para começar a ceia.
Para ninguém ficar com fome durante a espera da ceia, muitas famílias preparam rodadas de aperitivos para beliscar enquanto conversam e brincam. Pensando justamente nesse cenário que preparamos uma lista de 4 aperitivos natalinos. Confira:
Tábua de frios
Uma tábua de frios é o aperitivo coringa, ela pode ser utilizada em qualquer ocasião, é fácil de produzir e, geralmente, agrada a maior parte dos convidados. Outra vantagem da tábua de frios é que ela pode ser montada de maneiras diferentes e com ingredientes variados.
Uma tábua de frios, por exemplo, pode levar: salame italiano fatiado, presunto de parma, copa, lascas de queijo parmesão, gouda em cubinhos, gorgonzola, brie, nozes, damasco e azeitonas. A montagem fica a cargo da imaginação de cada um para dispor as fatias de modo a ficar decorada.
Árvore de natal caprese
A árvore de natal caprese é uma solução elegante, saborosa e ideal para quem busca apresentar pratos vegetarianos durante as festividades. Para preparar essa entradinha, será necessário tomate-cereja, bolinhas de mussarela de búfala, manjericão, 4 tiras de cebolinha e uma fatia de queijo prato cortado em formato de estrela.
O preparo é bem simples, basta cortar cada tomate-cereja em 3 pedaços no sentido da vertical e cada bolinha de mussarela de búfala ao meio. Depois de cortados devemos intercalar fileiras de tomatinho com mussarela no formato de um triângulo sobre o prato onde será servido. Utilize folhas de manjericão para decorar cada fileira, os 4 talos de cebolinha serão utilizados para fazer o tronco da árvore e o queijo prato em formato de estrela no topo da copa.
Palitinhos de queijo
Palitinhos de queijo assado é uma opção fácil e que pode ser feita com antecedência. Além de ser muito saborosa. Para fazer os palitinhos é preciso de 3 copos de farinha trigo, 150 gramas de manteiga, 1 copo de água morna com 1 colher de sobremesa de sal, 2 copos de queijo parmesão ralado e 1 colher café fermento químico em pó.
Para preparar, misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Faça o formato de um tijolo e embale em um filme plástico para ser levado à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Depois de bem gelado, abra o tijolo de massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e com a ajuda de uma faca corte em tirinhas. Leve as tirinhas em uma assadeira ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 15 minutos, não pode deixar dourar os palitinhos, pois ficarão muito duros.
Após 15 minutos no forno retire e deixe esfriar, os palitinhos vão secar e ficar crocantes à medida que esfriam. Feito isso é só servir, os palitinhos podem ser armazenados em potes herméticos para continuar crocantes.
Patês
Na dúvida sobre que tipo de aperitivo servir, basta apostar no patê que é sucesso garantido. A grande vantagem é a possibilidade de fazer sabores diferentes para complementar os outros aperitivos.
Uma base tradicional de patê é o cream cheese, ele pode ser processado junto com o sabor do patê como, cogumelos, tomate, damasco, atum, manjericão, azeitonas, alho, cebola, alho-poró entre outros.Junto com o cream cheese e o sabor do patê podemos acrescentar glutamato monossódico que realçar o sabor e é uma alternativa para a redução de sódio nas preparações, e um fio de azeite, para a pasta ficar mais fácil de espalhar sobre uma torrada.