Economia

5 dicas para usar seu 13º com cautela e ficar livre de dívidas no final do ano

O final do ano é um dos mais esperados, principalmente, por conta do pagamento do 13º, direito de todos os trabalhadores que trabalham de carteira assinada – CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Se você faz parte deste grupo, fique ligado nas dicas que daremos para usar seu 13º com cautela e ficar livre de dívidas no final do ano.

5 dicas para usar seu 13º com cautela e ficar livre de dívidas no final do ano
(Divulgação)

Este valor adicional ao salário que chega sempre no dia 30 de novembro (1ª parcela) e 20 de dezembro (2ª parcela) vem em boa hora para muita gente. Porém, o ideal é que este valor seja destinado para o pagamento de dívidas, afinal, existem muitas campanhas no final do ano para ajudar as pessoas limparem o nome.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento do 13º vai injetar mais de R$249 bilhões neste ano na economia brasileira.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para usar seu 13º com cautela e ficar livre de dívidas no final do ano.

Siga nosso canal no Whatsapp

Como usar o 13º com cautela e ficar livre de dívidas no final do ano

Com o dinheiro extra na conta, a tendência de algumas pessoas é já sair gastando, não é mesmo? Aliás, existem alguns presentes que precisamos comprar para o Natal. Mas é neste momento que algumas pessoas acabam tomando a decisão errada e acabam gastando todo o dinheiro antes de negociar as dívidas.

De acordo com dados do Serasa, existem atualmente no Brasil, 62 milhões de pessoas com contas em atraso.

Diversos especialistas financeiros recomendam que, se pessoas acumulam dívidas durante o ano, é indicado que use o dinheiro extra para o pagamento das mesmas. Por isso, daremos dicas para você usar o seu 13º com cautela. Anote aí!

1 – Deixe em dia contas importantes

A primeira coisa que você deve pensar, é quais são as contas mais importantes que precisam ser pagas como, por exemplo, o seguro do carro e o plano de saúde. Desta forma, se você precisar usá-los, não terá problemas de corte de serviços.

É um bom momento de analisar também outras opções com melhor custo-benefício. Por exemplo, quais as melhores seguradoras de carro para verificar novas cotações? O mesmo você faz com o plano de saúde e demais serviços essenciais que não pode deixar atrasar.

Se você tem dívidas, aproveite para tentar “zerar” o máximo de contas em aberto que você conseguir com as parcelas que receberá do 13º. Caso não consiga resolver todas, escolha as que estão com os juros mais altos.

2 – Nada de presentes caros

Sabemos que o Natal é um momento muito importante e que todos gostam de presentear e ganhar presentes, mas, se você precisa focar nas dívidas e mesmo assim comprar presentes, aposte em lembrancinhas mais simples este ano. Assim, você conseguirá fazer as duas coisas.

3 – Contas do começo do ano

Além das dívidas, o começo do ano chega com diversas contas como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas e materiais escolares, que exigem um bom planejamento e, se você puder utilize o dinheiro extra para ter um respiro no orçamento.

No caso de materiais escolares, tente realizar a compra em locais que vendem os produtos por atacado ou compre com mais mães, desta forma, conseguirá economizar ainda mais. Por falar em escola, uma opção é antecipar pagamento de mensalidades pedindo, claro, um desconto especial.

4 – Deixe um dinheiro de reserva

Ter um dinheiro de reserva para momentos de emergência é muito bom, não é mesmo? Se você não tem dívidas para pagar, pode ser uma boa opção investir uma parte do dinheiro para ser utilizado de outra forma.

Aliás, esta é uma dica que é ideal para sempre que tiver uma sobra de dinheiro.

5 – Faça uma análise das suas contas

Se por acaso você tem muitas contas para pagar como, por exemplo, diversos parcelamentos de cartão de crédito, o indicado é tentar ligar nas operadoras dos cartões e propor a antecipação solicitando um desconto dos juros.

Outra conta que pode ser antecipada com juros, são pagamentos de parcelas de financiamentos ou até mesmo empréstimos bancários.

Gostou das nossas dicas? Agora, aproveite para compartilhar com a gente o que você vai fazer com o seu 13º.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios