Corinthians inaugura busto em homenagem a Zé Maria
O Corinthians inaugurou nesta quinta-feira (11) um busto do ex-jogador e ídolo da torcida Zé Maria, no Parque São Jorge. A data de inauguração remete aos 51 anos da estreia do ex-lateral direito “Super Zé”, como também era conhecido, no Timão.
O busto foi elaborado tendo como referência a foto do jogo entre Corinthians e Ponte Preta, na final do Paulistão de 1979. Na imagem, é possível ver o jogador com uma imensa mancha de sangue na camisa branca do Corinthians. Ele havia sofrido um corte no rosto mas se recusou a deixar o campo.
O episódio virou um símbolo da raça corintiana e do próprio Zé Maria. A camisa ensanguentada já virou até produto nas lojas oficiais do clube.
Pela equipe do Parque São Jorge, o lateral é o quarto jogador que mais vestiu a camisa corintiana, com 598 partidas disputadas. Ele marcou 17 gols e conquistou quatro títulos paulistas, dentre eles, o de 1977, que tirou o clube de um jejum de conquistas após quase 23 anos.
Zé Maria também esteve presente no clube durante o período conhecido como “Democracia Corintiana“, movimento em que os jogadores do time faziam parte das decisões tomadas pelo clube nos anos 80.
Por TV Cultura