Copa do Brasil de Futebol de Amputados reúne 13 equipes
A cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, recebe no próximo dia 18 de abril a XI Copa do Brasil de Futebol de Amputados. O campeonato seguirá até o dia 21 de abril e contará com a participação de 13 equipes de todo o país. Os jogos vão ser realizados entre 9h, 10h, 11h, 15h, 16, 17h.
As equipes participantes da XI edição serão: Corinthians (tetra campeã), Adfego (Goiás), Aparecidense (Goiás), Ponte Preta (Campinas), São Paulo F.C., Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Bola pra Frente (SP), Instituto Só Vida (Mogi das Cruzes), AMDA (Minas Gerais), ASSAMA (Maringá), Bahia, Faro Rio das Ostras (RJ) e Adesul (Fortaleza).
O Futebol de Amputados é disputado em um campo (sintético ou grama natural) sendo a medida máxima 60m x 38m. Os atletas são distribuídos em duas equipes de 7 jogadores onde o goleiro obrigatoriamente é amputado de uma parte do braço e os jogadores de linha tem algum tipo de amputação na perna.
- Licitação para privatização de linhas da CPTM é autorizada pelo governo de São Paulo
- Inquérito da PF contra Bolsonaro segue para a PGR; decisão pode ocorrer em 2025
- 4 aperitivos para esperar a ceia de natal
- Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho
- Abaixo-assinado mobiliza sociedade contra venda de fazenda de pesquisa do IAC
As disputas são divididas em dois tempos de 25 minutos e cada técnico tem direito a um tempo técnico. O Goleiro não pode sair da área pré definida e as muletas dos jogadores não podem tocar de maneira intencional na bola.
Lateral é cobrado sempre com os pés e a saída do goleiro obrigatoriamente deve tocar no chão antes do meio de campo.
“Forma prática de incluir o atleta/cidadão novamente na sociedade através do esporte”, comentou Pedro Rocha, organizador do campeonato em Sumaré.
“É uma vitrine pra seleção brasileira. Uma oportunidade que temos de buscar uma vaga. Queremos mostrar a região que temos um time atuante”, comentou o jogador Maurício Mendes, 32 anos, conhecido como Juninho, da Ponte Preta.
Sobre os desafios, Juninho é enfático. “É uma vivência difícil, desafiadora. As pessoas tem que aprender a viver novamente. Nós acabamos sendo exemplos para essas pessoas”.
O jogos vão ser realizados em três espaços:
- Clube ADC Villares Metals, Estrada Municipal Dirce Pinto Dalben, 439 – Jardim Viel, Sumaré.
- Associação dos Servidores de Sumaré – Rua José Carlos Fernandes, 377 – Parque Franceschini, Sumaré.
- Centro Esportivo Vereador José Pereira – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, s/n°, Vila Yolanda Costa e Silva.
Serviço
- XI Copa do Brasil de Futebol de Amputados
- Dia 18, 19, 20, 21
- Horários dos jogos: 9h, 10h, 11h, 15h, 16, 17h