Consciência Negra: Jorge Ben Jor se apresenta na República
Por Camila Bohem
- Lula define indulto de Natal sem perdão aos presos do 8 de janeiroPelo segundo ano consecutivo, o presidente exclui do benefício os condenados pelos atos de 8 de janeiro, mantendo restrições a crimes contra a democracia
- Chuva forte pode gerar alagamentos e deslizamentos na Capital nos próximos diasVéspera de Natal pode ter chuviscos e aberturas rápidas de sol
- Eldorado Brasil abre vagas para Programa de Estágio em diversas cidades do BrasilEstudantes de diversas áreas têm a oportunidade de vivenciar a prática em uma das maiores fabricantes de celulose do mundo; inscrições até 06/01/2025
- Para Alckmin, essência do pacote fiscal foi aprovada; veja a declaração do vice-presidenteGeraldo Alckmin falou que será possível zerar o déficit
- Empreendedorismo: Descubra os Segredos para Alavancar seu NegócioDescubra os segredos do empreendedorismo que podem mudar o rumo do seu negócio. Aprenda a alavancar suas ideias e alcançar o sucesso que você sempre sonhou!
Encontro Nacional de Capoeira acontece no Memorial da América Latina para celebrar o Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro. O grande encontro “Um Gesto de Liberdade”, reúne todas as correntes da capoeira do Brasil para realização de rodas, homenagens, exposição e feira gastronômica, além de shows com as cantoras Paula Lima e Carolina Soares. A entrada é gratuita.
Das 11h às 13h, a Praça Cívica do memorial será ocupada por grandes rodas de capoeira de todos os estilos: Regional, Angola e Contemporânea. Após essa grande roda, Mestre Natanael conduz um canto de despedida, que ocorre tradicionalmente ao final das rodas de capoeira. Ele participou da fundação de uma das primeiras escolas de capoeira de São Paulo, a Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares.
Às 14h, o público poderá ouvir a voz feminina da capoeira, Carolina Soares, que lançou seis álbuns com músicas do universo capoeirista. O encerramento será da cantora Paula Lima, à 15h30, com o show Mil Estrelas. A feira gastronômica e de artesanato afro-brasileira, que também ocorre no local, traz no cardápio pratos como acarajé e vatapá e produtos de empreendedores negros.
Praça da República
A segunda edição da Empreenda Afro, feira de empreendedorismo negro que promove a geração de renda de empreendedores artesanais e comerciantes de comida de rua da capital paulista, acontece nesta quarta-feira (20). O evento, promovido pela prefeitura, ocorre até as 22h, na Praça da República.
“No segundo trimestre de 2019, a taxa de desocupação de negros foi superior ao número de não negros que estavam empregados. Isso faz com que as pessoas procurem novas maneiras de gerar renda e o empreendedorismo, muitas vezes, acaba sendo a válvula de escape”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. Segundo ela, o setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais.
Há também um palco onde se apresentam Jorge Ben Jor (20h), a rapper Drik Barbosa acompanhada dos DJs KL Jay e Nyack (17h) e o Bloco Afirmativo Ilu Inã (14h), com a participação da cantora Tássia Reis e de Melvin Santhana.