São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos
Chuvas fortes colocam toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo (20). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, o alerta foi emitido para as seguintes regiões:
- Zona Leste – 16h55
Zona Sul – 16h55
Zona Sudeste – 16h55
Zona Norte – 16h55
Zona Oeste – 16h55
Centro – 16h55
Marginal Pinheiros – 16h55
Marginal Tietê – 16h55
De acordo com o CGE, o calor favoreceu a formação de áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo. Dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo apontam que os pontos com mais intensidades se concentram entre o Centro e as Zonas Sul e Oeste.
Na noite de sábado (19), a chuva forte que caiu na na Grande São Paulo afetou a operação de aeronaves e atendimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos
Durante a madrugada, passageiros relataram pelas redes sociais que ficaram retidos por mais de uma hora dentro de uma aeronave que pousou no local. Segundo a assessoria de imprensa da GRU Airport, empresa que administra o aeroporto, a situação foi normalizada neste domingo.
Em caso de alagamentos, as autoridades orientam:
Evite transitar em ruas alagadas
Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Previsão para os próximos dias
A primavera termina neste domingo com características típicas de verão, que começa oficialmente nesta segunda-feira (21), às 07h02. Entretanto, a propagação de uma frente fria pelo oceano deve provocar chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas nos próximos dias.
A segunda-feira (21) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 20ºC e máximas que podem superar os 32ºC. O tempo começa a mudar no decorrer da tarde, quando a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e causa chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, que devem se estender para a noite e madrugada.
Na terça-feira (22) a propagação do sistema frontal pelo oceano deixa o tempo fechado e chuvoso, além de provocar declínio das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18°C, enquanto as máximas não devem superar os 23°C.