Estado acusa deputados de invasão a hospital
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu uma nota neste sábado (17) afirmando que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) e os deputados estaduais Ricardo Mellão (Novo) e Arthur do Val (Patriotas) “invadiram” o Hospital Geral de Guarulhos na tarde de sexta-feira (16). O parlamentares alegaram que estavam fazendo uma “fiscalização surpresa”.
“Parlamentares invadiram o Pronto Socorro e tentaram acessar – à força – a área restrita do hospital para atendimento a casos graves de COVID-19, onde é permitida apenas a circulação de profissionais de saúde, promovendo aglomeração e risco à equipe e aos pacientes da ala”, diz a nota.
Além de noticiar o ocorrido, a Secretaria também critica os deputados alegando que isso não é uma postura esperada de uma autoridade pública.
Kataguiri e do Val usaram as redes sociais para explicar a situação. O deputado federal criticou a Secretaria de Saúde e a chamou de mentirosa, pois eles não invadiram o hospital em Guarulhos. Ele ainda alega que toda a fiscalização foi feita com “educação, parcimônia e obedecendo os protocolos sanitários”.
Já o deputado estadual publicou um vídeo explicando como aconteceu a fiscalização e afirmou que foi ao hospital porque enviou emendas para ele. “Houve um choque de uma fiscalização surpresa com vídeo; as pessoas resistem e isso é normal, mas que em nenhum momento usamos de grosseria e violência”, alegou o parlamentar.
O deputado Ricardo Mellão não se manifestou sobre o episódio.
Por TV Cultura