FAB derruba avião que transportava cocaína
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) derrubaram uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro transportando cocaína. Radares identificaram quando o monomotor veio da Bolívia em direção ao Brasil.
Por não ter plano de vôo e não responder aos contatos das torres de controle, os dois aviões da FAB decolaram para interceptar a aeronave.
“Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta”, diz nota da FAB.
A falta de resposta tornou a aeronave suspeita, segundo a Força Aérea.
“Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção”, explica a nota.
Abatida, a aeronave caiu no norte do Mato Grosso, levando a Polícia Federal a ser acionada. Quando os policiais chegaram ao local, o piloto já havia fugido.
Dentro do avião foram apreendidos 296 quilos de cloridrato de cocaína. A ação, ocorrida na noite de terça-feira (7), foi divulgada pela FAB no fim da tarde desta quarta-feira (8), e faz parte da Operação Ostium.