São Paulo

Nível de reservatórios de hidrelétricas é o mais baixo em 21 anos

hidreletrica rio grande furnas
Represa de Marimbondo, divisa de Minas Gerais com São Paulo (Redação/SP Agora)

O nível dos reservatórios de hidrelétricas do sudeste e centro-oeste para o mês de outubro estão com os níveis mais baixos desde 2000, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) começou a série histórica.

As hidrelétricas do sudeste e centro-oeste são responsáveis por abastecer a metade da energia das casas dos brasileiros. Por conta da escassez da chuva, há um maior uso das operadoras. Os índices dos reservatórios na última quinta-feira (14) apresentaram média de 16,86%. Em 2001, no mesmo período, o número era de 21,4%.

Mesmo com a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na quinta-feira que a bandeira tarifária para novembro deve ser “normal”, ou seja, a volta da tarifa verde. “Meu bom Deus nos ajudou agora com chuva. Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Vou pedir para ele [ministro de Minas e Energia], pedir não, determinar, que ele volte para a bandeira normal no mês que vem”, afirmou o chefe do executivo durante um evento evangélico.

O Brasil está com a tarifa “escassez hídrica”, taxação mais cara na conta de energia anunciada em agosto. A bandeira acrescenta R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos.

Siga nosso canal no Whatsapp

Por TV Cultura

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios