Operação apreende cocaína escondida em compartimento de navio
Uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas apreendeu 130 quilos de cocaína escondidos no compartimento externo de um navio, no Porto de Santos, litoral paulista. A droga estava dentro de bolsas, escondidas em um espaço chamado de “sea chest”, que fica abaixo do nível d’água.
Para remover o entorpecente, a Receita Federal acionou equipes do Corpo de Bombeiros de Santos. Mergulhadores conseguiram abrir o compartimento e recolher a cocaína.
“Essa modalidade de tráfico vem se tornando recorrente no mundo e é caracterizada pela complexidade de realização”, comenta a Receita Federal, em nota. O destino do navio inspecionado era a Bélgica.
No caso do porto de Santos, a verificação em compartimentos como este é ainda mais difícil. “No complexo portuário santista, a pouca visibilidade da água torna-se o maior desafio para as Instituições envolvidas na operação”, conclui.
Apesar da dificuldade, foi a sexta vez, em dois anos, que a “Receita Federal apreendeu cocaína escondida abaixo da linha d’água de um navio no porto de Santos, impedindo o envio de quase uma tonelada da droga para o exterior, somente nessa modalidade”.
A apreensão aconteceu ontem (27), mas só foi divulgada hoje (28).