Capital tem primeiro caso de sublinhagem da ômicron
A Secretaria Municipal da Saúde da Capital Paulista confirmou hoje (7) a primeira detecção da sublinhagem BA.2 da variante ômicron na Grande São Paulo. Apesar do diagnóstico ocorrer em São Paulo, o paciente é morador de Santo André.
A coleta de sangue ocorreu dia 28 de janeiro. “De acordo com levantamento feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o cidadão apresenta duas doses da vacinação para Covid-19, em 15 de agosto e 26 de novembro, e ainda não está apto a receber a dose de reforço”, informa a secretaria.
Segundo o município, o paciente relatou ter sentido sintomas leves e com resolução rápida, atendendo ao isolamento orientado, assim que iniciou os sintomas. Nenhum familiar adoeceu. Ele informou aos agentes de saúde que não viajou antes dos sintomas.
“Essa sublinhagem foi identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de dezembro e tem cerca de 40 mutações em relação à variante ômicron BA.1. Cientistas destacam o alto potencial de infecção pelo vírus, que pode provocar distúrbios respiratórios graves”, esclarece em nota.