Reconhecimento facial: três vantagens para empresas
O uso do reconhecimento facial como alternativa para reforçar a segurança tem sido cada vez mais utilizado. Hoje, existem softwares no mercado que são capazes de monitorar os ambientes 24 horas por dia e emitir alertas e notificações em tempo real.
Essas tecnologias podem integrar o sistema de segurança eletrônica de qualquer empresa. Alguns programas contribuem até com a gestão de funcionários.
Pensando nisso, a RealNetworks, responsável pelo SAFR, software de visão computacional, listou três motivos para implantar a tecnologia na sua empresa.
Confira abaixo:
1- Automatizar o reconhecimento de pessoas autorizadas
Com a instalação de um sistema de reconhecimento facial, é possível liberar o acesso de pessoas conhecidas pela empresa com mais de 98% de precisão, fazendo com que os rostos das pessoas registradas sejam sempre vistos e validados pela segurança de maneira automática. Isso torna desnecessária a necessidade de consultar os registros a cada visita, o que faz com que o processo seja mais preciso e mais rápido.
2- Garantir o uso de máscaras
Uma das principais medidas de prevenção contra a COVID-19, é o uso de máscaras, sobretudo em locais fechados. Em muitos hotéis, para fazer o check-in é necessário cadastrar uma foto do hóspede, para reconhecimento facial no sistema de acesso. Com um software de reconhecimento facial de alto desempenho, baseado em inteligência artificial, é possível fazer a detecção de rostos mesmo com o uso de máscaras, tornando desnecessária a exposição do rosto em público, reduzindo ainda mais as chances de contaminação. Além disso, o SAFR, por exemplo, pode indicar que uma pessoa está sem máscara e a equipe de segurança que estiver operando pode agir rapidamente para que o cliente coloque o EPI.
3- Identificar momentos de tédio e distração da equipe de segurança
Por meio do monitoramento, alguns programas ajudam a manter a equipe de segurança engajada, alerta e focada, minimizando as distrações, momentos de tédio e até ausência de funcionários. Também é benéfico para o bem-estar do funcionário, já que é possível configurar alertas para casos de desmaio de algum colaborador, por exemplo.