Ademar César recebe reconhecimento internacional pela segunda da vez
O artista plástico de Joinville (Santa Catarina) Ademar César recebe pela segunda vez o Certificado de reconhecimento Internacional da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina) por sua trajetória profissional e por sua atuação social.
O certificado da OCBAL é um reconhecimento anual concedido a artistas de vários países que se destacam a nível mundial através de suas obras. Ao lado de Ademar César, artistas da Espanha, Colômbia, Costa Rica, México, Porto Rico e Equador também recebem os primeiros reconhecimentos de 2022.
Ademar César é um dos artistas mais respeitados e admirados de Santa Catarina e do Brasil. Suas obras são conhecidas em várias regiões onde participa de várias exposições. O catarinense também recebeu diversos prêmios e outros reconhecimentos ao longo de sua trajetória nacional e internacional.
O artista
O artista plástico catarinense Ademar César iniciou seu trabalho artístico de maneira profissional em 2003, no período anterior exercitava a arte em segundo plano na sua carreira profissional, desenvolvendo pinturas e desenhos como forma de exercitar e aprimorar a técnica, desenvolvendo desde então uma sólida carreira artística, internacionalmente reconhecida.
As imagens coloridas e vibrantes, cheias de significado e história, são características marcantes do artista, uma composição peculiar, capaz de aflorar sentimentos de alegria e pertencimento.
Suas obras já fizeram parte de diversas exposições individuais e coletivas, com direto a publicações em revistas de arte com abrangência nacional, sendo reconhecidas e vendidas para países como Alemanha, Estados Unidos da América e Venezuela.
No ano de 2004, ingressou para a AAPLAJ (Associação de Artistas Plásticos de Joinville) permanecendo como associado durante 4 anos. Na associação participou de algumas exposições coletivas e uma exposição individual. Depois passou a atuar de forma isolada, participando de concursos culturais de pintura em tela, nos quais teve participações premiadas.
Em 2008 foi selecionado para ilustrar as capas das listas telefônicas de uma empresa catarinense, atividade que exerceu durante os 9 anos subsequentes e contribuiu sobremaneira com a projeção do seu trabalho nas cidades catarinenses. Suas obras foram transformadas em selos nacionais dos correios. Em 2010 o artista foi selecionado para o Salão Paulista de Arte NAÏF do Brasil.
Seu trabalho profissional com viés social ganhou ainda mais força em 2011, quando o artista fundou o Instituto Cultural Ademar Cesar, do qual atualmente é presidente. Por meio do Instituto o artista conecta arte à responsabilidade social, promovendo, difundindo e democratizando a cultura e a inclusão para todas as classes sociais. Adicionalmente, vem trabalhando em escolas, associações e empresas com palestras, murais e obras personalizadas, utilizando a arte como ferramenta.
No ano de 2017 Ademar Cesar foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de Joinville em razão do relevante trabalho profissional e social prestado ao município. Já em 2020, teve sua trajetória artística consagrada com o título de “Reconhecimento Internacional” cedido pela Organização Cultural Brasil América Latina – OCBAL, onde representou o Brasil através da sua arte. Reconhecimento esse chancelado com nova indicação em 2022 pela mesma organização.
Desde 2020 novos projetos foram desenvolvidos em cidades como Joinville, Garuva e Barra Velha onde a parceria com o poder público tem ajudado a Educar através da Arte, o que tem se tornado um mantra em todos os projetos desenvolvidos em espaços públicos pelo artista como pontos turísticos, escolas da rede pública municipal e delegacias.
Os projetos desenvolvidos por Ademar, além de incentivar e capacitar profissionais e voluntários a praticarem atos solidários – buscam resgatar histórias, retratar traços culturais da região e reconstruir vínculos afetivos em toda comunidade.
Pelas mãos do artista, personalidades locais, tradição e características culturais de Joinville foram imortalizadas em painéis e telas espalhados pelos quatro cantos da cidade. Os locais ganharam cores e alegria, a comunidade, alunos, pais e professores ganharam suas histórias.
Por trás do aprendizado técnico existem práticas de convivência, de amizade, de troca de experiências e de valorização dos dons dos participantes, por isso, durante toda a execução do projeto, o artista procura envolver as pessoas da comunidade (alunos, professores, pais, moradores) para que cada uma delas possa vivenciar uma experiência artística de forma leve, simples e descontraída.
Neste sentido, junto com o projeto de pintura o artista oferece oficinas e palestras para todo o público envolvido, trabalhando temas como respeito, ética, resiliência e amor ao próximo