Estado registra segunda morte por varíola dos macacos
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesse domingo (16) que o estado registrou, no sábado (15), a segunda morte em decorrência da varíola dos macacos. O paciente era natural de Santos, de 36 anos, tinha comorbidades e estava internado em Praia Grande desde o início de setembro.
O primeiro óbito no estado foi registrado na quarta-feira (12). Um jovem de 26 anos, morador da capital, de 26 anos, também possuía comorbidades e passava por tratamento com antirretrovirais para uso emergencial em pacientes graves, segundo a pasta.
São Paulo soma 3.901 casos, segundo a pasta da Saúde. A secretaria destaca que, no atual surto, a “transmissão de contato íntimo e sexual” prevalece.
Segundo dados do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (14), o Brasil tinha registrado 8.652 casos confirmados da doença e seis mortes. No entanto, o boletim considera apenas a primeira vítima da doença em São Paulo. Logo, o total de óbitos deve ser sete. Três vítimas em Minas Gerais e duas no Rio de Janeiro.