Globo promove demissão em massa no jornalismo e choca funcionários
A TV Globo está realizando demissões em massa em seu departamento de jornalismo, afetando diversos funcionários, incluindo vários repórteres conhecidos da emissora do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (4), nomes como Eduardo Tchao, Carlos de Lannoy, Flávia Jannuzzi e Mônica Sanches foram desligados da emissora.
Segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, Tchao estava fazendo uma reportagem quando foi avisado para retornar imediatamente à emissora e descobriu, na volta à redação, sobre o desligamento. Jannuzzi e Lannoy, por sua vez, ficaram surpresos com a demissão, de acordo com a Veja.
Os cortes na folha de pagamento da Globo foram planejados com antecedência. Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro divulgou que as demissões no departamento da emissora aconteceriam em abril e maio, com o objetivo de reduzir os custos e tornar os salários dos profissionais mais compatíveis com o mercado. De acordo com o sindicato, os demitidos foram escolhidos por terem salários mais altos.
A situação tem gerado tensão entre os funcionários, que estão preocupados com a possibilidade de mais cortes acontecerem nos próximos dias. A TV Globo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.