Globo promove onda de demissões no jornalismo e no SporTV
Nesta quinta-feira (13), mais uma onda de cortes atingiu profissionais da TV Globo e do SporTV. Entre os nomes demitidos, estão a repórter de Brasília, Giovana Teles, o narrador Jaime Júnior e o comentarista esportivo Mauricio Noriega. Essas demissões fazem parte de um processo de reestruturação do departamento, que precisa reduzir custos.
Além dos profissionais demitidos nesta quinta-feira, há algumas semanas atrás outros nomes de peso da emissora já haviam deixado a casa, como Fabio Turci, Cléber Machado, Cesar Galvão e Marcelo Canelas, que lá trabalharam por décadas. A justificativa da emissora é de que as demissões fazem parte de um novo momento vivido por eles e pelo mercado de forma geral.
Em nota, a Globo afirmou que as demissões fazem parte da busca constante de eficiência e evolução. “Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina”, declarou a empresa em nota divulgada à imprensa.
Giovana Teles, repórter que cobria política em Brasília, trabalhou na Globo por 21 anos e se despediu da emissora na última quarta-feira (12), fazendo sua última entrada ao vivo no Jornal Hoje. Em sua conta no Instagram, a jornalista declarou sentir-se confortável e confiante em suas asas: “são grandes, fortes. E sei que há janelas e portas lindas por onde elas vão entrar”, disse.
Mauricio Noriega, comentarista esportivo que trabalhou quase 21 anos no SporTV, agradeceu diversos colegas de trabalho em seu perfil no Instagram, ao lembrar de eventos históricos da TV brasileira, como a cobertura da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio. Noriega também afirmou ter orgulho do que construiu, sendo sempre ético, correto e fiel a sua agenda de profissionalismo e retidão.