Vazamento de oxigênio causa explosão em UTI neonatal de hospital em Sorocaba (SP)
Na noite da última segunda-feira (29), um vazamento de oxigênio causou uma explosão na UTI neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O incidente foi resultado de um vazamento na régua do aparelho acoplado na parede, o que provocou um pequeno incêndio no local.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a explosão não causou ferimentos em pacientes ou profissionais de saúde, embora alguns funcionários do hospital tenham registrado problemas de inalação de oxigênio, configurando um acidente de trabalho. A entidade que representa os profissionais de saúde na região, a Sinsaúde São Paulo, não informou o número de afetados pela inalação do oxigênio, mas destacou que todos estão bem.
A UTI neonatal do CHS atende recém-nascidos, mas com a explosão não houve qualquer problema estrutural que pudesse interferir nas atividades da ala. Ainda assim, a direção do hospital informou que 38 bebês foram removidos da UTI neonatal logo após a explosão e levados para outras duas alas do hospital, a UTI pediátrica e uma ala da enfermaria da pediatria, que foi transformada, temporariamente, em UTI.
Segundo a direção do CHS, toda a transferência dos pacientes foi feita com protocolos de segurança e todos os familiares foram avisados sobre a mudança de local de internação de seus filhos. Felizmente, nenhum dos bebês teve ferimentos em decorrência do incidente, tampouco o tratamento interrompido.
Reparos na UTI neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
A direção do hospital informou que a UTI neonatal deverá voltar a funcionar em uma semana, após os reparos necessários na estrutura danificada pela explosão. Entre os reparos previstos, está a manutenção preventiva na rede elétrica para evitar novos princípios de incêndio e explosão.
Apesar do susto, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba segue prestando atendimento e mantendo suas atividades de forma adequada neste período de pandemia. O hospital é um importante centro de referência em saúde na região e presta atendimento de qualidade a milhares de pacientes todos os anos.
Veja a reportagem completa no Correio do Interior