Saúde

ANS define índice máximo de aumento anual para planos de saúde

Nesta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu o índice máximo de aumento anual para os planos de saúde individuais e familiares. De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), o aumento deve ficar entre 10% e 12%. A medida afetará cerca de 8,9 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Os planos de saúde individuais e familiares representam 17,6% do número total de beneficiários de planos de saúde no país, sendo 50,5 milhões de usuários somente em abril de 2023. O reajuste é feito anualmente e segue regras previstas em contrato. Por isso, é importante que os beneficiários leiam atentamente as condições do contrato antes de contratá-lo.

Ainda há muita discussão e reclamação sobre o aumento dos preços dos planos de saúde. É muito comum que haja desentendimentos entre as empresas e os usuários quando a taxa de aumento ultrapassa a inflação. Por isso, o governo e os consumidores têm acompanhado de perto esse aumento e buscado uma solução que seja justa para ambas as partes.

Para calcular o reajuste anual dos planos de saúde, a ANS utiliza uma fórmula que leva em conta diferentes fatores, como a inflação no período, a variação dos custos dos serviços médicos e hospitalares e a variação do número de beneficiários. Entretanto, cabe às operadoras definir o percentual de reajuste dentro do teto estabelecido pela agência.

Siga nosso canal no Whatsapp

É importante lembrar que o aumento dos preços dos planos de saúde não pode ser superior à inflação. Recentemente, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, observou um avanço de 3,94% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios