Destroços de submarino são encontrados a cerca de 500 metros do Titanic e tripulantes morrem
A Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou na tarde desta quinta-feira (22) que os destroços do submarino da OceanGate, que desapareceu no último domingo (18), foram encontrados a cerca de 500 metros do Titanic. A embarcação estava a uma profundidade de aproximadamente 4.000 metros abaixo da superfície e, segundo a Guarda Costeira e a própria OceanGate, os cinco tripulantes que estavam a bordo morreram em consequência de uma implosão causada pela pressão da água.
A descoberta dos destroços não possui relação com os ruídos captados por sonares durante a operação de resgate dos últimos dias, segundo confirmou a Guarda Costeira. John Mauger, porta-voz da corporação, afirmou em coletiva de imprensa que “parece que não há nenhuma conexão entre os ruídos e a localização, no leito do mar, onde os destroços foram encontrados”.
Os destroços encontrados nesta quinta incluem uma estrutura de pouso e uma tampa traseira do submersível, de acordo com David Mearns, especialista em mergulho e amigo de dois tripulantes que estavam a bordo da embarcação desaparecida.
O submarino, chamado de Titan, é feito de fibra de carbono e titânio e tem capacidade para levar até cinco pessoas. A viagem tem início de barco em Newfoundland, no Canadá, em direção ao Oceano Atlântico, e o submarino mergulha a uma profundidade de 3.800 metros até o naufrágio do Titanic.
O passeio, que dura cerca de oito dias, possui custo de US$ 250 mil por turista. A OceanGate realiza inúmeras publicações nas redes sociais para mostrar como funciona a expedição.