Furacão Idalia se aproxima da Flórida e governador alerta para evacuações imediatas
O governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, emitiu um alerta urgente aos moradores que estão no caminho do furacão Idalia, pedindo que eles obedeçam imediatamente aos avisos de desocupação da região. O furacão, previsto para atingir a costa do Golfo do estado, é esperado como uma tempestade de categoria 3 na manhã desta quarta-feira (30/8).
A região da Flórida, incluindo a área densamente povoada de Tampa, deverá ser afetada por condições climáticas severas. DeSantis afirmou que essa área não enfrentava um furacão tão grande desde o século 19. Veja abaixo imagens da Nasa que mostra a aproximação do furacão em tempo real.
A previsão é de ventos fortes, chuvas intensas de até 30 cm e tempestades potencialmente mortais em algumas áreas. O furacão Idalia estava a cerca de 440 km a sudoeste da Flórida, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), e espera-se que atinja velocidades de vento de 201 km/h antes de chegar ao norte de Tampa por volta das 8h da manhã de quarta-feira.
Durante uma coletiva de imprensa no centro de operações de emergência do estado, DeSantis enfatizou a importância de os moradores seguirem os avisos de evacuação imediatamente. Vinte e cinco dos 67 condados da Flórida estão sob algum tipo de aviso de desocupação, incluindo 14 avisos compulsórios.
Medidas de preparação estão sendo tomadas, incluindo a liberação de pedágios ao longo das rotas de desocupação e o fornecimento de cerca de 420 mil galões de combustível para postos de gasolina. O Aeroporto Internacional de Tampa já foi fechado e deve permanecer assim até a manhã de quinta-feira.
A Flórida mobilizou mais de 5.500 membros da Guarda Nacional e até 40 mil eletricistas estão prontos para lidar com os cortes de energia que podem ocorrer. O NHC alertou que este evento representa uma situação sem precedentes para a região, já que nenhum grande furacão atingiu a Baía de Apalachee desde 1851.
As autoridades e os moradores estão se preparando para possíveis danos significativos, lembrando do impacto devastador do furacão Ian em 2022, que causou bilhões de dólares em danos e perdas de vidas.
À medida que o furacão Idalia se aproxima, os moradores estão tomando precauções e se preparando para enfrentar a tempestade. O impacto esperado é significativo e as autoridades estão enfatizando a importância de seguir os avisos e orientações de evacuação para garantir a segurança de todos.