Pesquisa revela preferências políticas em São Paulo: 32% dos paulistanos se declaram eleitores do PT e 15% bolsonaristas
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada no domingo (3) revelou as preferências políticas dos paulistanos. O levantamento, feito nos dias 29 e 30 de agosto na cidade de São Paulo, ouviu 1.092 pessoas com 16 anos ou mais, faixa etária que contempla indivíduos aptos a votar nas eleições.
De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados se autodeclaram eleitores do PT, enquanto 15% se dizem bolsonaristas. Outros 13% se posicionaram mais próximos ao petismo, enquanto 6% se identificaram mais próximos ao bolsonarismo. Aqueles que se consideraram neutros foram 26% dos participantes, e 7% afirmaram não se identificar com nenhum dos dois espectros políticos.
A capital paulista apresenta um panorama diferente do resultado nacional, no qual 29% da população apta a votar se diz petista e 25% bolsonarista. Nas eleições de 2022, os paulistanos deram 54% dos votos para o ex-presidente Lula (PT) na disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 46%.
Em relação à aprovação do ex-presidente Lula, a pesquisa do Datafolha divulgada em 1º de setembro mostra que 45% da população da cidade de São Paulo o aprova, enquanto 25% rejeitam o seu terceiro mandato. Em uma pesquisa nacional realizada pelo instituto em junho, Lula tinha 37% de aprovação, 27% de reprovação e 33% o consideravam regular.
Além disso, uma pesquisa recente do Datafolha também revelou as intenções de voto dos paulistanos para a disputa da Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 32% das intenções de voto, tendo o apoio de Lula. Ricardo Nunes (MDB) aparece em segundo lugar, com 24%, buscando o apoio explícito de Bolsonaro para sua reeleição.
Resultados da pesquisa Datafolha para a eleição municipal:
- Guilherme Boulos: 32%
- Ricardo Nunes: 24%
- Tabata Amaral (PSB): 11%
- Kim Kataguiri (União): 8%
- Vinicius Poit (Novo): 2%
- Branco ou nulo: 18%
- Nenhum: 5%