Despedida úmida: Verão se despede com fortes chuvas pelo Brasil
Transição para o Outono traz Precipitações Intensas e Alertas Meteorológicos
À medida que o verão se despede, o Brasil se prepara para uma transição úmida para o outono. A última semana da estação mais quente e os primeiros dias do outono prometem trazer grandes acumulados de chuva, com volumes que podem ultrapassar os 100 milímetros por dia em diversas regiões do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a combinação de calor e alta umidade que resultará em chuvas intensas, especialmente no centro-norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua a influenciar as instabilidades climáticas, provocando chuvas fortes no extremo norte do país.
Na região Norte, são esperadas pancadas de chuvas significativas, com valores que podem superar os 100 milímetros, principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Estas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
No Centro-Oeste, as chuvas serão mais regulares durante a semana, com Mato Grosso e Goiás recebendo os volumes mais expressivos, em torno de 70 mm/dia. Em contraste, Mato Grosso do Sul terá chuvas mais irregulares, com média de 40 mm em 24 horas.
Para o Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia. Chuvas mais intensas podem ocorrer pontualmente, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.
A região Sul terá a semana marcada por temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com totais de chuva em torno de 80 mm.
O outono, que começa oficialmente à 0h06 desta quarta-feira (20), é uma estação de transição que normalmente traz chuvas mais escassas para o interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, a parte norte das regiões Norte e Nordeste ainda enfrentará muita chuva, principalmente se a ZCIT persistir mais ao sul de sua posição climatológica.
Finalmente está acabando o verão!!
Vamos voltar a dormir melhor e levantar ainda melhor.
Já vai tarde!!
Não aguento mais esse calor dos infernos