Economia

Copom anuncia redução dos juros básicos para 10,5% ao ano

Decisão do Comitê de Política Monetária em reduzir 0,25 ponto era esperada pelo mercado financeiro

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a redução dos juros básicos da economia de 10,75% para 10,5% ao ano. Essa medida representa a sétima redução consecutiva da taxa Selic, embora a velocidade dos cortes tenha diminuído em comparação com o período de agosto do ano passado até março deste ano.

Campos Neto, presidente do Banco Central, sentado durante entrevista coletivia.
(Raphael Rbeiro – BCB – via Agência Brasil)

A decisão, tomada por 5 votos a 4, reflete uma resposta cuidadosa às recentes altas do dólar e ao aumento das incertezas no cenário econômico global. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, desempatou a votação, optando por um corte mais conservador de 0,25 ponto percentual.

Este corte na Selic é um indicativo de que o Banco Central está comprometido em estimular a produção e o consumo sem descuidar do controle da inflação. A taxa Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para influenciar a inflação, que em março registrou 0,16%, acumulando 3,93% em 12 meses.

A redução dos juros básicos tem implicações diretas para os consumidores e empresas, pois influencia as taxas de empréstimos e financiamentos, tornando o crédito mais acessível e, consequentemente, fomentando a atividade econômica.

Siga nosso canal no Whatsapp

O mercado financeiro já esperava essa redução, e agora, com a taxa Selic no menor nível desde fevereiro de 2022, há uma expectativa positiva para o futuro econômico do país. O Banco Central sinalizou que manterá o ritmo de cortes nas próximas reuniões do Copom, o que pode levar a novas reduções se o cenário econômico permitir.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios