Primeiro carro: quais os cuidados que você precisa ter
Realizar o sonho do carro próprio é muito recompensador, porém os veículos demandam muitos cuidados para que durem por um bom tempo
Comprar um carro é certamente uma grande conquista. Segundo pesquisa da Boa Vista Serviços, o carro próprio é um sonho de consumo para 41% dos brasileiros. Um desejo estimulado desde cedo, dada a importância e ânsia pela maioridade para poder logo tirar a habilitação, o carro próprio significa mais liberdade e autonomia para o lazer e também para o trabalho.
Outro estudo, este realizado pela HSR Specialist Researchers, indica que 9 entre 10 jovens de 18 a 25 anos querem ter o próprio carro. O apelo maior entre os jovens faz eco ao desejo de maior liberdade. Contudo, quanto àqueles que chegam a alcançar o sonho, a falta de familiaridade com as expensas e responsabilidades que o carro traz pode se tornar uma dor de cabeça.
A manutenção não se resume a água e óleo
Afinal, o carro é composto por várias partes mecânicas e móveis que tendem ao desgaste com o uso ao longo do tempo. Não basta apenas colocar combustível e olhar o nível da água ou do óleo: é preciso estar atento aos sinais que o carro dá e também conferir as outras peças que também demandam manutenção.
Dê atenção máxima ao motor
O motor é certamente a parte do veículo que mais precisa de cuidados. A manutenção principal é a troca do óleo no tempo correto estimado pela fabricante. O óleo de motor tem um papel fundamental na lubrificação das partes móveis, garantindo a saúde do motor. Óleo velho significa óleo sujo, que não lubrifica corretamente e que pode acabar criando borras que atrapalham sua condução pelos dutos do motor, podendo até entupir a bomba de óleo.
O nível do óleo não pode abaixar muito. Isso pode significar que o motor está queimando óleo. O mesmo serve para o fluido de arrefecimento, a famosa água de radiador. Os níveis devem ser constantes, podendo variar um pouco. Pode-se completar o nível, a menos que esteja muito baixo. Neste caso, é melhor visitar o mecânico para avaliar o porquê disso.
Atenção com o reservatório de água
Nunca se deve abrir o reservatório de água com o carro quente, por perigo de queimaduras sérias. O nível tanto da água quanto do óleo de motor devem ser conferidos com o carro frio e sobre um lugar plano.
Confira os periféricos do motor
Além disso, a conferência constante de correia dentada por avarias – a qualquer sinal de rasgos, deve ser trocada imediatamente -, a troca das velas, dos filtros de ar e gasolina, a conferência das mangueiras e do nível de óleo do freio são algumas das rotinas que garantirão a segurança do condutor e também a saúde do veículo.
Barulhos podem significar problemas
O condutor inexperiente também deve se atentar a quaisquer ruídos que julgar diferentes, principalmente se vindos dos freios ou da suspensão. Barulhos metálicos podem significar o fim da vida de pastilhas ou discos de freio, e sua troca é fundamental. Barulhos vindos da suspensão podem significar que amortecedores ou molas estejam cansados, ou que buchas estejam velhas, demandando trocas.
Ande sempre com os pneus calibrados
Os pneus não devem ser negligenciados. Devem ser calibrados sempre frios, na pressão indicada pelo fabricante. Não se pode esquecer do estepe. Pode-se aproveitar o ensejo e conferir se todas as luzes do carro estão funcionando e se os equipamentos, como macaco, chave de roda e triângulo, estão no lugar e em bom estado. É importante praticar a troca de pneu também.
No mais, deve-se ter cuidado redobrado no trânsito. Saber usar os retrovisores é fundamental, e deve-se praticar a direção defensiva. Contudo, deslizes podem acontecer, como estar mais rápido que a velocidade da via, principalmente quando se está aprendendo. Neste caso, é importante procurar como transferir multa para não contabilizar os pontos na CNH.