Brasil

Brasil registra queda de 12% em emissões de gases de efeito estufa

Redução é a maior em 15 anos e reflete esforços no combate ao desmatamento na Amazônia

O Brasil registrou uma queda de 12% nas emissões de gases de efeito estufa em 2023, a maior redução dos últimos 15 anos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima.

Brasil registra queda de 12% em emissões de gases de efeito estufa
(pixabay.com)

De acordo com o relatório, o país emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado, comparado a 2,6 bilhões de toneladas em 2022. Essa redução significativa é atribuída principalmente à diminuição do desmatamento na Amazônia, que caiu 30% durante o governo Lula.

Principais Fatores da Redução

A queda no desmatamento na Amazônia foi o principal fator para a redução das emissões. O desmatamento é responsável por quase metade das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Em 2023, as emissões provenientes das mudanças no uso da terra, que incluem o desmatamento, representaram 46% do total, uma queda de 24% em relação ao ano anterior.

Siga nosso canal no Whatsapp

Apesar da redução na Amazônia, outros biomas registraram aumento nas emissões. No Pantanal, as emissões aumentaram 86%, no Cerrado 23%, na Caatinga 11% e na Mata Atlântica 4%. Esses aumentos são atribuídos à conversão de áreas naturais em pastagens e outras atividades agrícolas.

Impacto Global

Mesmo com a redução, o Brasil continua sendo o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, responsável por 3,1% das emissões globais. O país fica atrás apenas de China (26%), Estados Unidos (11%), Índia (7%) e Rússia (4%).

Desafios e Perspectivas

O coordenador do SEEG, David Tsai, destacou que, apesar da redução significativa, o Brasil ainda enfrenta desafios para atingir suas metas climáticas. “A redução no desmatamento é um passo importante, mas precisamos continuar avançando em outras áreas, como a agropecuária e o setor de energia, para alcançar uma redução mais ampla e sustentável das emissões”, afirmou Tsai.

O relatório também aponta que o setor de transportes teve um aumento de 3,2% nas emissões, totalizando mais de 224 milhões de toneladas de CO2. O setor agropecuário registrou um aumento de 2,2%, devido ao crescimento do rebanho bovino no país.

Efeito estufa no Brasil

A queda de 12% nas emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2023 é um marco significativo na luta contra as mudanças climáticas. No entanto, é crucial que o país continue a implementar políticas eficazes para reduzir as emissões em todos os setores e garantir um futuro sustentável. A colaboração entre governo, setor privado e sociedade civil será fundamental para alcançar esses objetivos.

Veja mais notícias do Brasil

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios