Naturalista Alberto Löfgren é homenageado por pesquisadores de São Paulo
Sueco é considerado pioneiro do serviço florestal no Brasil
A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) celebrou o Dia Estadual do Pesquisador, comemorado em 18 de novembro, com uma solenidade especial. Na cerimônia realizada na sede do Instituto Biológico, foram agraciadas com a medalha Alba Lavras, o mais alto grau de reconhecimento da oferecido pela associação, pesquisadores, parlamentares e personalidades que se destacam pela atuação em defesa da ciência, dos Institutos Públicos de Pesquisa e da carreira de Pesquisador Científico.
O evento também marcou os 150 anos da chegada de Alberto Löfgren (1854-1918) ao Brasil. Naturalista, nascido na Suécia e naturalizado brasileiro, Löfgren foi pioneiro no conservacionismo no país e fundador Serviço Florestal de São Paulo, que deu origem ao Instituto Florestal. Bisnetos de Löfgren, além do cônsul sueco em São Paulo, Renato Pacheco Neto, e o vice-cônsul Peter Johansson, estiveram presentes.
“É uma grande honra receber este prêmio. A Suécia é reconhecida como um país de inovação e, portanto, de pesquisa científica”, afirmou o Cônsul. Ele também prestou tributo ao principal homenageado do dia, ressaltando que “mais do que botânico, secretário ou cônsul, Alberto Löfgren foi um estadista, como poucos na história”.
Durante o evento, foi inaugurada uma exposição sobre a importância de Alberto Löfgren para o serviço florestal do Brasil. A mostra foi organizada por Felipe Augusto Zanusso Souza, Gláucia Cortez Ramos de Paula, Rosângela Célia Ribeiro de Oliveira, João del Giudice-Neto, Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla e Helena Dutra Lutgens.
Outros homenageados
A medalha entregue pela APqC reflete os valores de perseverança e dignidade, personificados por Alba de Campos Lavras, que dá nome à homenagem. Alba era médica e pesquisadora do Instituto Butantan. Foi responsável pela criação da carreira de pesquisador científico no Estado. A medalha foi criada na gestão da pesquisadora Márcia M. Rebouças como presidente da APqC, em 2007.
“É motivo de orgulho dar continuidade a esse trabalho, evidenciando não apenas as contribuições individuais dessas pessoas, mas também o esforço coletivo de todos que lutaram e continuam lutando pela pesquisa pública de qualidade. Essa celebração nos lembra da importância de valorizar a ciência e os institutos públicos, pilares fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade”, afirma Helena Dutra Lutgens, presidente da APqC.
Outro homenageado, Frederico Arzolla, é engenheiro agrônomo pela ESALQ, mestre e doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP, pesquisador do Instituto Florestal, presidente da Comissão Permanente do Regime de Tempo Integral (CPRTI).
“Cientistas que dedicam suas vidas aos estudos e à pesquisa científica, contribuindo de forma inestimável para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento do país”, argumenta Lutgens.
Também receberam a medalha Alba Lavras, a Deputada Federal, Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que atua na defesa da educação pública, dos direitos dos servidores e de uma sociedade mais inclusiva, e a Deputada Federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL-SP), que atuou na luta pela equiparação salarial entre pesquisadores e docentes universitários, em 1999.
A presidente da APqC reforçou a importância de reconhecer o apoio de parlamentares que têm se comprometido com a defesa da ciência e da educação, especialmente em momentos críticos, como o atual, para a pesquisa no estado de São Paulo.
“Em tempos de retrocesso científico e desvalorização da carreira, é fundamental contar com aliadas parlamentares como essas, que acreditam no poder transformador da ciência e da educação para melhorar vidas e reduzir as desigualdades sociais”.
Pela forte atuação na defesa do patrimônio físico, científico e cultural dos Institutos Públicos de Pesquisa e da carreira de Pesquisador Científico, a advogada e assessora jurídica da APqC, Helena Goldman também foi prestigiada. “Uma parceira de longa data, que tem contribuído de forma extraordinária para nossa luta, conquistando vitórias importantes e garantindo o reconhecimento de nossa causa”, finalizou Lutgens.